RSSTwitter

sexta-feira, 23 de outubro de 2009


DVDicas Ang Lee

Hoje quem está fazendo aniversário é um dos cineastas que mais curto, o taiwanês Ang Lee, e isso bem antes dele lançar aquele lindo romance gay chamado "Brokeback Mountain".

Adoro o jeito com o qual ele transita pelos diversos gêneros cinematográficos, da aventura ao drama, da comédia ao romance, sempre com uma delicadeza ímpar. Sempre dando muito mais atenção para com a construção de seus personagens, o que faz com que um filme como "Hulk" seja na verdade um filme dramático com pitadas de ação.

Então que tal conhecermos agora um pouquinho da vida desse eclético diretor?



Foto: Getty Images

Nome Completo: Ang Lee
Natural de: Pingtung, Taiwan
Nascimento: 23 de Outubro de 1954


Tendo sido aclamado por seu trabalho, ele foi um dos primeiros diretores chineses a fazer sucesso em ambos os lados do Pacífico. Nascido em Taipei, se formou no Colégio Nacional de Artes em Taiwan em 1975 e foi para os EUA onde estudou direção na Universidade de Illinois e produção na Universidade de NY.

Após ganhar prêmios em 1985 por seus trabalhos na Universidade de NY, passou 6 anos desenvolvendo roteiros até obter êxito com "Pushing hands" em 1992. Seu próximo filme, "Banquete de Casamento" - 1993, ganhou prêmios como, o Urso de ouro no Festival de Berlim e o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Seattle , assim como indicações ao Globo de Ouro.

Com sua reputação internacional crescendo, Lee fez "Comer, beber e viver "- 1994, que teve sucesso comercial e nas críticas , vencendo o Oscar de Melhor filme estrangeiro.
Seguindo seu sucesso, dirigiu o Romance de Jane Austen "Razão e Sensibilidade" - 1995, que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e, ganhou um urso de Ouro no festival de Berlim e vários outros prêmios.

Em 1997, o diretor adaptou o romance de Rick Moody em "Tempestade de gelo". O filme ganhou vários prêmios e foi aclamado pela crítica internacional.

Sua nova obra foi com o drama "Cavalgada com o diabo", que reunia em seu elenco Tobey Maguire,Jonathan Rhys Myers,Jewel Kilcher e Jeffrey Wright.

Em 2000, trouxe para a nossa tela o maravilhoso "O Tigre e o dragão" , que mostra a espetacular aventura romântica que se tornou um sucesso mundial, foi indicado a 14 Oscars, ganhando 04, incluindo o oscar de melhor filme estrangeiro.

Após as críticas mornas à sua versão de "Hulk", adaptação dos quadrinhos da Marvel Comics, lançada em 2003, Lee recuperaria o seu prestígio em 2005 com "O Segredo de Brokeback Mountain". O filme, que retrata o romance entre dois peões no preconceituoso e machista meio-oeste americano, levaria o seu diretor a receber o Oscar e o Globo de Ouro por seu trabalho. Neste último, "Brokeback Mountain" também ganhou o prêmio de Melhor Filme Dramático.

Os últimos filmes do diretor foram o romance de espionagem "Desejo e Perigo" (2007) e o drama "Aconteceu em Woodstock" (2009).



O Banquete de Casamento
( Hsi Yen, Taiwan/ EUA, 1993)

Wai-Tung (Winston Chao) é um chinês radicado nos Estados Unidos que leva uma vida exemplar para qualquer yuppie . Como já não é mais um garoto, sua família começa a se preocupar com a solteirice do filho e trata de arranjar uma noiva. Só há probleminha... Wai-Tung é gay e tem um relacionamento estável com Simon (Mitchell Lichtenstein). Sem coragem de contar aos pais a verdade, o jovem chinês tenta criar impecilhos para a escolha da noiva. Quando suas desculpas não funcionam mais, ele apela para a jovem Wei-Wei e pede para ela fingir ser sua pretendente. Como está devendo vários meses de aluguel para o próprio Wai-Tung, ela topa. Tem início uma série de mal-entendidos e situações embaraçosas.



Comer Beber Viver
( Eat Drink Man Woman/ Yin Shi Nan Nu, Taiwan/ EUA, 1994)

O chef aposentado Chu (Sihung Lung) vive em uma grande casa em Taipei com suas três filhas: Jia-Jen (Kuei-Mei Yang), uma professora de Química, convertida ao cristianismo; Jia-Chien (Chien-lien Wu), uma executiva de companhia aérea; e Jia-Ning (Yu-Wen Wang), estudante que também trabalha em um fast-food. A vida na casa se desenrola em torno do ritual do jantar de domingo e dos casos amorosos da família.



Desejo e Perigo
( Lust, Caution/ Se Jie, China/ EUA, 2007)

Após o término da Segunda Guerra Mundial, Yee (Tony Leung Chiu Wai), chefe da inteligência de Xangai, se envolve com duas jovens Kuang Yu-Min (Wang Lee-Hom) e Wang Jiazhi (Tang Wei) em um perigoso jogo de intrigas e poder.



Tempestade de Gelo
( The Ice Storm, EUA, 1997)

Connecticut, 1973, feriado de ação de graças. Uma tempestade de neve se aproxima. Numa pequena cidade, a família Hood está se desfazendo. Ben Hood (Kevin Kline), o pai, está tendo um caso com a sua vizinha Janey Carver (Sigourney Weaver), que está aparentemente desinteressada. A esposa de Ben, Elena (Joan Allen), está cada vez mais impaciente com as mentiras de seu marido. A filha do casal, Wendy (Christina Ricci), está descobrindo brincadeiras sexuais com os filhos dos vizinhos, Mikey Carver (Elijah Wood) e seu irmão mais novo Sandy (Adam Hann-Byrd). Paul Hood (Tobey Maguire), de 16 anos, escapa para Nova York atrás de uma garota rica de sua escola, enquanto Ben e Elena participam de uma festa onde há troca por sorteio. E a tempestade vem piorar as coisas.



O Tigre e o Dragão
( Crouching Tiger, Hidden Dragon, China, 2000)

Nos tempos da Dinastia Ching, uma fabulosa espada desaparece e em sua busca se cruzam os destinos de duas mulheres. Jen (Ziyi Zhang) tem uma paixão secreta e quer se livrar das imposições da sociedade, mesmo que isso a obrigue a trocar uma vida aristocrática por outra de crimes. E Yu (Michelle Yeoh) é uma grande lutadora que deve colocar seus valores acima dos interesses pessoais, e sabe que a liberdade que Jen deseja tem um preço alto. Elas terão que se enfrentar no mais desafiante e surpreendente duelo de suas vidas.



Razão e Sensibilidade
( Sense And Sensibility, EUA / Inglaterra, 1995)

A história de uma mulher que fica viúva e vai morar com suas três jovens filhas em uma casa de campo, na Inglaterra do século XIX. Nessa época, como as mulheres só se casavam se a família desse um dote para o futuro marido, a única coisa que restava às meninas era sonhar com um grande amor. O filme é baseado num romance de Jane Austen.



O Segredo de Brokeback Mountain
( Brokeback Mountain, EUA, 2005)

Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis Del Mar (Heath Ledger) são dois jovens caubóis que moram em Wyoming. Quando se conhecem, durante um trabalho temporário na montanha Brokeback, no inverno de 1963, logo apaixonam-se. Os sentimentos acabam chocando com a sociedade rural, trazendo amargos conflitos aos protagonistas, durante as décadas seguintes.

Postado por: Alessandro Araújo, às 13:50h

3 comentários:

Brozoelda disse...

Ale ,o novo filme dele WOODSTOCK,'e babado...nao perde..lindooooooooo...vi no festival do Rio

B.Betinha disse...

Achei Brokeback tão triste... mas vale pelo Heath (saudade dele, do sorrisão, buá) e o livro tb é mara, espírito totalmente captado no filme.
Ange arrasa, amooooo!!!

Fernanda disse...

Ótimo post!!!Adoreeeei Brokeback Mountain, e até hj não me conformo que o Heath morreu, muito triste, pq além de liiiindo era super talentoso...snif...
Dos outros filmes não assisti ainda Tempestade de Gelo, Desejo e Perigo e Comer Beber Viver, mas já estão na minha listinha!!!

Postar um comentário

Apimente bem gostoso com o seu comentário, gostando ou não do que foi publicado, mas tente ao menos ser coerente e educado na opinião dada, visse? Eu não sou obrigado a escutar desaforos no meu espaço e te devolvo o baile com gosto de gás! rsrsrsrsrs