RSSTwitter

sexta-feira, 30 de outubro de 2009


Marítima

O verão pede comidas menos pesadas para nossos corpitchos de sereia digerirem numa nice, e o certo mesmo nessa época é nos jogarmos muito em sucos, águas, saladinhas e principalmente em minha paixão suprema: frutos do mar! Pois ainda não inventaram nada mais delicioso do que ficar de bunda para cima na praia ou piscina só saberoando peixes fritos, caldinhos de sururu, camarões ao alho e óleo, tudo isso regado por várias loiras geladas e nada burras para matar a sede.

Anteontem eu comi uma caldeirada no almoço, e apesar de estar uma delícia (coisa que comigo é coisa bem fácil de achar, já que adoro tudo que é refeição marítima), senti falta de lalguns ingredientes, e pensando nisso resolvi mostrar para vocês como se faz uma verdadeira e deliciosa Caldeirada de Frutos do Mar.

Espero que gostem e bom fim de semana! Beijos.



Caldeirada de Frutos do Mar

Ingredientes:
Molho Base: (para qualquer tipo de caldeirada)

1/2 copo americano de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de azeite-de-dendê

coentro e cheiro verde a gosto

5 tomates bem maduros, picados e sem sementes

2 pimentões amarelos ou verdes picados e sem sementes

3 cebolas médias descascadas e picadas

1 copo de leite de coco

Sal, pimenta vermelha, pimenta-do-reino e alho picado a gosto

500 g de camarões médios congelados

500 g de frutos do mar congelados (polvo, lula e marisco)

800 g de filés de peixe cortados em cubos de 4x4 cm (congrio, garoupa ou pintado)

Sal, pimenta-do-reino, alho, limão, açafrão, molho de soja e ervas finas para marinar os crustáceos e o peixe


Modo de Fazer:

Aqueça numa panela de barro os dois tipos de azeite e refogue um pouco de sal, alho e pimenta do reino. Quando o alho dourar, refogue pela seqüência as cebolas, os pimentões e os tomates picados até começar a "soltar água". A seguir, junte o copo de leite de copo e mexa lentamente até a mistura se tornar alaranjada e voltar a ferver; acrescente a mistura de ervas verdes (coentro e cheiro verde). Quando ferver novamente, o molho base está pronto. Corrija o sal e acrescente pimenta vermelha, se desejar um molho mais picante. Esse molho pode ser complementado com filés de peixes, camarões, frutos do mar ou qualquer criatura que viva debaixo d'água que seja comestível.

Descongele os peixes e crustáceos. Remova seus intestinos dorsais. Misture os camarões com os crustáceos e tempere com sal, pimenta do reino, açafrão e ervas finas. Corte os peixes em cubos e tempere-os, separadamente dos crustáceos, com sal, pimenta do reino, molho de soja, suco de um limão e ervas finas. À partir do molho base fervendo, coloque os pedaços de peixe e os crustáceos, mergulhando-os no molho fervente; quando a fervura abrir novamente, deixe por 10 minutos, desligue o fogo e leve à mesa. Com o excesso de caldo, faça um pirão com farinha de mandioca e pimenta. Acompanhe tudo com arroz branco.


Postado por: Alessandro Araújo, às 12:40h

3 comentários:

Ana Paula disse...

ai que delíciaaa

rosa disse...

Ai me mata. Adoro frutos do mar por tudo!

Ana disse...

ai q fooooooooome q me deu!!

Postar um comentário

Apimente bem gostoso com o seu comentário, gostando ou não do que foi publicado, mas tente ao menos ser coerente e educado na opinião dada, visse? Eu não sou obrigado a escutar desaforos no meu espaço e te devolvo o baile com gosto de gás! rsrsrsrsrs