RSSTwitter

sexta-feira, 28 de maio de 2010


O que é que a banana tem?

Não sei vocês, mas euzinho quando menor sempre fui abusado para comer frutas. E imagina isso logo morando em um país como o nosso, onde a variedade é infinita no assunto? E sem falar que as danadas fazem um bem danado para a nossa saúde.

Graças ao meu bom Deus esse enjôo para frutas findou-se e hoje o bonito aqui come quase todas, pois tem umas que não descem mesmo, como pêra, fruta do conde, que realmente não suporto!


Dentre as frutas mais consumidas na mesa do brasileiro se encontra a banana, sobre a qual encontrei um texto, e que achei que deveria dividir com vocês, pois é super esclarecedor em relação as propriedades do tal alimento. Cata só aí embaixo:

A banana é um alimento rico em carboidratos, que fornece energia de forma rápida ao organismo.

Tem potássio, que é um mineral importante para o bom funcionamento dos músculos, inclusive o cardíaco; e em vitamina B6, essencial para a formação de células do sangue e de substâncias para o cérebro", diz a nutricionista Cibele Crispim (SP), da RGNutri Consultoria Nutricional.

Segundo a especialista, a fruta ainda é indicada para portadores de pressão alta que usam medicamentos diuréticos.

Atenção:

Alguns grupos devem ingerí-la com muita moderação. Entre eles estão os obesos e os diabéticos. "A banana possui elevado índice glicêmico (IG), ou seja, faz o corpo produzir grande quantidade de insulina, alerta o médico Paulo Olzon Monteiro da Silva.

Isso deve ser levado em conta porque a insulina é um hormônio que tem o poder de carregar o açúcar para dentro dos músculos na forma de glicogênio.

Quem sofre de insuficiência renal também precisa evitar o alimento, devido à grande quantidade quantidade de potássio existente nele e que, em excesso, é muito perigoso a esses pacientes.

Verdades e mitos:

Combate ansiedade e depressão: verdade. Ela contém triptofano, nutriente encontrado na produção de serotonina (substância responsável pelo humor) que pode elevar sua quantidade presente no cérebro.

Ajuda a curar ressaca: verdade. o consumo de álcool altera o fornecimento de energia para o corpo. Dessa forma, quando uma pessoa de ressaca, é importante ao organismoa reposição de carboidratos.

Favorece a concentração: mito. Não há estudos que comprovem a relação

Alivia sintomas da TPM: verdade. A vitamina B6, presente no alimento, está envolvida na melhora

Futuro:

O cientista norte-americano Charles Arntzen trabalha no desenvolvimento de uma variedade de banana geneticamente modificada, que servirá de imunizaçãocontra a hepatite B. No futuro, a técnica levará a uma grande redução de riscos e custos em comparação com a vacinação tradicional.


Fonte: Revista Viva Saúde


E já sabendo desse babado todo sobre essa deliciosa fruta, vamos agora nos jogar na receitinha de hoje, que logicamente leva banana em seus ingredientes. E gente, vamos combinar que além de ser gostosa não vai te dar trabalho quase nenhum de fazer! Portanto, larga dessa outra banana, cuja qual você deve estar confortavelmente sentada em cima, e vai correndo para a cozinha preparar essa delícia, que vem a ser uma das sobremesas típicas pernambucanas! Beijas!


Foto: Gonzalo Parra

CARTOLA PERNAMBUCANA

Ingredientes:

* Queijo tipo Manteiga
* Bananas Nanicas
* Manteiga
* Açúcar
* Canela em pó

Modo de Fazer:

1. Corte as bananas ao meio no sentido longitudinal , frite-as em manteiga e reserve;

2. Corte o queijo em fatias generosas de 1,5 cm de espessura, e frite até ficar quase todo derretido;

3. Em um pote, misture o açucar e a canela a seu gosto ( até amarronzado);

4. Coloque duas bandas de banana fria no prato onde será servido, o queijo quase derretido por cima da banana, depois cubra tudo com o açúcar e canela;

5. O prato deve ser montado com a banana e o queijo ainda quentes;

6. Consumir de preferencia na hora.

Postado por: Alessandro Araújo, às 13:00h

9 comentários:

Geórgena disse...

Oi Alessandro, moro em uma cidade onde temos limitações de ingredientes. E encontrar variedades de queijos então...Muito difícl. Gostaria de experimentar a receita, qual queijo posso usar para substituir o original (é que não entendi muito bem esse "queijo tipo manteiga"). Beijos e bom final de semana para você.

Alessandro disse...

Geórgena, na verdade essa receita aceita quase todo tipo de gueijo, você pode tentar com queijo de minas ou com coalho, que fica bom. bem, e queijo manteiga eu só conheço por esse nome mesmo. é um queijo amarelo com textura que lembra a manteiga mesmo. beijos

Luxo de Pink disse...

Alessandro, vc é mttt engraçado, seus textos sao do babado rsss...
Eu adoro banana, mas como sou diabética nao posso abusar...
Bjinhosss

Brecho da Pat disse...

Nhá! Vou surtar com a TPM então: Odeio banana com força!!! Desculpe a antipatia, huahuahuahuahua

Lulu disse...

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm :)))
Adoro banana, só não dá para abusar pq é muito calórica, né?

mood.board disse...

Hummmmmmmmmm cartola é muito bom!!
Beijos

Raii disse...

Amo banana! Amei a receita, quero já!

Alessandro disse...

ah Luxo de Pink que pena que vc não pode abusar, mas o importante é ser feliz. beijos

Carol disse...

Banana com canela é tudo!

Postar um comentário

Apimente bem gostoso com o seu comentário, gostando ou não do que foi publicado, mas tente ao menos ser coerente e educado na opinião dada, visse? Eu não sou obrigado a escutar desaforos no meu espaço e te devolvo o baile com gosto de gás! rsrsrsrsrs