RSSTwitter

segunda-feira, 16 de abril de 2012


Refazendo Tieta

Já faz um bom tempo que não brincamos de recriar alguma obra televisiva ou cinematográfica, não é? Acho que o último foi no ano passado, creio que com o filme "O Clube dos Cinco", se não me engano.

Como hoje é segunda, e naturalmente vem a ser esse um dia brabo de se aguentar, vamos tentar alegrá-lo um pouco com um novo remake apimentado, e dessa vez a brincadeira vai ser refazer a novela Tieta!



Essa novela foi um dos poucos acertos de Aguinaldo Silva que, sorry, sempre achei que escreve geralmente umas tramas chatas pra cacete! Vide essa última "Fina Estampa", que dizem ter sido uma bosta, já que eu nem tive nenhuma vontade de assistir sequer um capítulo que fosse, até mesmo para criticar. E não, a famosa "Senhora do Destino" não foi tão maravilhosa assim! Maravilhosa mesmo foi a brilhante interpretação da Renata Sorah como a diva das divas Nazaré Tedesco e só!

Não sei se não vou muito com as obras do autor por conta de seus exageros, mas no caso de Tieta isso só veio a calhar, já que a obra de Jorge Amado, cuja novela é baseada, permitia essa licença em seus personagens. Outro ponto a favor da história foi a extrema sensualidade baiana retratada, juntamente com seus diálogos picantes com duplo sentido. Coisa meio em falta no politicamente correto mundo novelístico atual.

Bem, a novela tinha vários personagens deliciosos e nem pude colocar todos, pois a coisa ficaria muito mais extensa do que já ficou. Bem que queria ter incluído "a mulher de branco", seu Chalita, Amintas, Coronel Artur da Tapitanga, Bafo de Bode...

Como o elenco original foi insuperável, sendo superior, inclusive, ao da sua versão para cinema com Sonia Braga no papel título, tive que me "virar no 30" para achar atores que se encaixariam nos personagens e acho que minha escolha foi bem legalzinha, né? Então, let's go play?






Betty Faria interpretou com precisão a fogosa Tieta na idade adulta, usando e abusando dos trejeitos da cafetina perua que volta à Santana do Agreste querendo se vingar de quem a expulsou na mocidade por conta de seu jeito libertário and libertino, principalmente de seu interesseiro pai e da recalcada irmã mais velha Perpéuta. Sempre metida em looks exageradamente sensuais, Tieta exalava sexo e gostosura por todos os poros.




Quem seria Tieta?
Emanuelle Araújo
Luiza Tomé









Joana Fomm mais nos divertiu do que nos fez odiar a sua vilã Perpétua, que era toda trabalhada na inveja de sua irmã. Trajada sempre de preto por conta da viuvez por seu marido major Cupertino, Perpétua infernizava a vida da população, sempre querendo ditar a ordem e os bons costumes, mesmo não sendo ela flor que se cheire.





Quem seria Perpétua?
Zezé Polessa











A saudosa Lídia Brondi nos encantou com a frágil, doce e sonhadora Leonora Cantarelli que, apesar de ser puta por profissão, vivia querendo mesmo era um amor pra chamar de seu, algo que ela encontra em Santana do Agreste na figura do correto Ascanio Trindade que desconhece sobre a forma de ganhar a vida da menina.






Quem seria Leonora?
Tainá Muller
Débora Falabella









Lília Cabral encarnou a beata Amorzinho que vivia com fogo no rabo quando o assunto era macho!





Quem seria Amorzinho?








Reginaldo Faria era o galã bonzinho que lutava pelo desenvolvimento da cidade. Abandonado pela esposa Helena, ele se apaixona por Leonora, a pseudo enteada de Tieta.




Quem seria Ascanio?
Fábio Assunção









Arlete Salles deu vida a Carmosina, melhor amiga de Tieta e ainda no caritó, ja que permanecia totalmente virgem de homem. Sua diversão maior era saber de tudo que acontecia na cidade, já que trabalhava nos correios da cidade e lia toda a correspondência que passava por suas mãos antes de seguir aos seus verdadeiros destinatários.





Quem seria Carmosina?
Andréa Beltrão









Luiza Tomé era Carol, a teúda e manteúda de Modesto Pires que acabava ficando amiga da esposa de seu amante. Ignorada por todos da cidade por conta dessa sua ligação, Carol também despertava o desejo dos homens por conta de sua beleza, e acaba se apaixonando por Osnar.





Quem seria Carol?









Rosane Gofmann fazia a outra beata de nome Cinira. A mesma ficava se tremendo toda quando o bem dotado Osnar se aproximava dela, rendendo altas gargalhadas ao público pelo seu jeito de ser.





Quem seria Cinira?
Regina Casé









A falecida atriz Miriam Pires interpretava a mãe de Carmosina, Dona Milu, e fez sucesso com seu bordão: “Mistério!”





Quem seria Dona Milu?








Tássia Camargo era Elisa, irmã caçula de Tieta que vivia sonhando em ir embora para São Paulo e adentrar o mundo dos artistas de televisão.




Quem seria Elisa?










Luciana Braga era a pombinha Maria Imaculada uma das "rolinhas" do prefeito da cidade Artur da Tapitanga, que dá abrigo, alfabetização e comida às meninas, em troca de favores sexuais. Só que Imaculada era esperta e enrolava o velho contando histórias que criava para fugir disso, tal qual Sherazade.




Quem seria Imaculada?
Cléo Pires
Mariana Rios











Armando Bógus era o coronel Modesto Pires, o esperto dono do curtume da cidade. Casado, Modesto vivia tiranizando sua amante Carol.



Quem seria Modesto Pires?









José Mayer era Osnar, cabra macho conquistador e, reza a lenda, dono de um instrumento do tamanho de um jumento! Osnar se dividia entre Tieta e Carol, com quem acaba junto no final da novela.




Quem seria Osnar?
Juliano Cazarré









Cássio Gabus Mendes encarnou o puro seminarista Ricardo, que estuda para ser padre por imposição da mãe Perpétua, mas cai de amores por sua tia Tieta após a mesma ter tirado sua virgindade.





Quem seria Ricardo?









Paulo Betti dava vida a Timóteo d'Alembert, marido de Elisa, com qual vivia em constante crise por conta de seu jeito respeitoso com a esposa, já que antes de casar Timóteo era chegado em uma certa forma sexual de se satisfazer, algo que ele não tem coragem de fazer de jeito maneira com sua mulher.



Quem seria Timóteo?
Alexandre Borges
Luiz Fernando Guimarães









Yoná Magalhães vivia a reprimida Tonha, a sofrida mulher de Zé Esteves, pai de Tieta. Após a morte do marido é enviada à São Paulo pela enteada e volta reformulada no visual.




Quem seria Tonha?








Sebastião Vasconcelos foi o patriarca da família Esteves. Viúvo e casado novamente com Tonha, com quem teve a filha Elisa, Zé Esteves além de ser tirano com todas as filhas, só pensa mesmo em arrancar dinheiro de Tieta, a qual na mocidade foi expulsa por ele da cidade.





Quem seria Zé Esteves?
Stênio Garcia
Mauro Mendonça










17 comentários:

Rejane Abreu disse...

Que delícia de post, Alê!
Adorei opinar o elenco. Amava essa novela, por ser fã, incondicional, da obra Amadiana.

Bjo.

Anônimo disse...

Muito boa. Estou terminado o livro da Tieta e vejo alguns capítulos da novela no youtube para ver as diferenças. Muito engraçado o bafo de bode, e seus ditos!

Quem puder veja quando chega a Tieta madura chega na cidade e encontra Bafo de Bode!

Alee - coletandodias.blogspot.com disse...

Tenho maior orgulho de ser sua Stalker numero 1, Alessandra.
Este post tá tão perfeito que vc merece 2 dias sem trolagem.

Mas menino, iria adorar uma refilmagem de Tieta. Será que o xingamento "Quenga" voltaria? Adoravaaaa, kkkk.
Eu votaria no Bom-vino Salvador como Osmar e acho que Yoná Magalhaes ainda poderia voltar como Tonha, não? Ela não mudou tanto e hoje os 70 são os novos 50, kkkk.

Júh Britto ♥ disse...

Adorei o post não me lembro muito bem da novela mas vi alguns capitulos pelo youtube muito boa a novela

http://jhdocemel.blogspot.com/

Noelle Penha disse...

Adoooooooooooro falar QUENGA, Aleticia.... kkkkkkkkkk

Adorei a votação dos personagens, muito bem escolhidos os atores.

Beijos!

Anônimo disse...

Que trabalhão Ale, parabens pelo post

Anônimo disse...

hihihi eu me divirto! se puxou no posto hein? aliás amos o pimenta, muuuuito bom!

Anônimo disse...

Na minha opinião você foi um pouco injusto com Aguinaldo Silva, Alê.
Não vi Tieta, pois era muuuito novinha, mas a minha novela preferida, do autor, é A Indomada. E tem também Roque Santeiro, que vi no Vale a Pena Ver de Novo.

As tramas mais recentes dele realmente foram meio "fuém", vi a Fina Estampa, e foi bem chatinha, principalmente o último capítulo!

Beijos

Bianca Ladyhawke disse...

Adorei o post, ficou muito legal mesmo! Queria Tieta denovo no Vale a Pena ver Denovo ou uma regravação, seria muito legal!

Bianca Ladyhawke disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Como assim Alê? O Aguinaldo pode estar um porre nos últimos anos, mas ele escreveu novelas ótimas: fera Ferida, Roque Santeiro, O Outro, Partido Alto, A Indomada, Suave Veneno, Senhora do Destino

Anônimo disse...

Adorei parabéns! Deu uma vontade...

Anônimo disse...

Adorei relembrar Tieta.
E repensar Tieta.
Concordo muito com você.
Não curto as novelas do Agnaldo Silva.
Em Senhora do Destino ele tinha a Renata e o Wilker que estavam sensacionais.
Em geral é impossível assistir.
Tomara que aconteça mesmo uma nova versão. Eu só acho a Emanuele muito novinha pra representar a Tieta.
Votei na Claudia que está quase cinquentona e LINDA!

Gi disse...

Adorei o blog e esse post.
Eu só faria uma troca, a Tieta estaria muito bem representada por qualquer uma das três atrizes que você sugeriu para a Tonha. A Patricia Pillar, a Eliane Giardini ou Angela Vieira. O papel do Paulo Betti uma boa sugestão seria o próprio ele continua em forma e é um grande ator.
E para o Ricardo, apesar de ser fã das três sugestões principalmente de Rafael Cardoso acredito que teria que ser atores com aparência ainda mais jovem. Uma sugestão seria Humberto Carrão.
Mas está tudo ótimo o que vale é ter de novo uma novela boa no horário das 21:00h. Parabéns!

Marília disse...

Ale, amei o post! ganhou meu dia!Lembro que pequeninha eu adorava assistir Tieta escondido dos meus pais já que eles me proibiam... e mais tarde, li o livro que acabou sendo um dos meus preferidos.Seria ótimo um remake.
Mas me choquei mesmo com a abertura, não lembrava que tinha tanto peito, acho que antigamente o povo era menos provinciano, viu? Porque uma dessas nos dias de hoje ia ser um choque pra sociedade!
Mas de todas as sugestões mesmo não gostei da Emanuele Araújo, é muito nova pra fazer o papel de Tieta, tem que ser uma atriz mais madura...

Leocádia Joana disse...

excelente trabalho de pesquisa, Alessandrinho!

Mônica Cunha disse...

Amei Tieta, adoraria um remake da novela mas desta vez com um final diferente. Cardo e Tieta juntos enfrentando a megera Perpetuá seria a glória.

Postar um comentário

Apimente bem gostoso com o seu comentário, gostando ou não do que foi publicado, mas tente ao menos ser coerente e educado na opinião dada, visse? Eu não sou obrigado a escutar desaforos no meu espaço e te devolvo o baile com gosto de gás! rsrsrsrsrs

As melhores peças com os menores preços para você.
Caso não esteja visualizando as imagens,acesse aqui
 
 
Duloren
Lançamentos Sutiãs Calcinhas Modeladores Diva Plus Size OQNV
Frete Grátis
Meu guia de lingeries
Chat Online
Central de Atendimento:
Para realizar qualquer troca de produtos, seja por causa do modelo, tamanho ou cor, não há custo adicional para a 1ª troca e a Duloren oferece um prazo de 30 dias após o recebimento do produto. Caso a nova peça seja de uma referência diferente da peça devolvida, será gerado um crédito no valor do produto a ser trocado para a realização de uma nova compra. Para saber mais, acesse Política de Troca ou Devolução.
Custo e Prazo de Entrega:
O frete é grátis para qualquer lugar do Brasil em compras acima de R$ 120,00.
Depois que o pagamento estiver confirmado, o envio do(s) produto(s) ocorrerá o quanto antes, mas o prazo depende de sua localidade. Para saber mais, acesse Entrega e Frete.
Formas de Pagamento:
As compras podem ser feitas em até 5 vezes sem juros em todos os cartões, com parcela mínima de R$ 30,00.
Trabalhamos também com outras formas de pagamento, como débito, boleto bancário e PayPal.

Sobre a Duloren:

A Duloren, líder de mercado em moda íntima no Brasil, fundada há 53 anos, tem um forte e consistente DNA que está baseado na produção de tecidos altamente tecnológicos com desenhos, rendas e elásticos exclusivos, acrescentado à tinturaria própria e à fabricação dos seus insumos. Para atender as mais diversificadas solicitações do mercado consumidor, a Duloren produz e comercializa hoje as marcas Duloren e Femmina.

Com capital 100%% nacional, produz cerca de 1,2 milhão de peças por mês. A Duloren orgulha-se de ser inovadora e estar na vanguarda da estratégia de mercado. Através de avançados planos de marketing, a empresa é reconhecida como pioneira da moda íntima, lançando coleções simultaneamente

Atenção:
Preços e condições válidas para a loja online da Duloren. As condições podem se alterar após o envio dessa mensagem.
Confira todas as informações sobre produto, preço, tamanho e cor antes de concluir a compra.
Caso haja diferença nos preços entre este e-mail e a loja online da Duloren, a condição válida e praticada será a da loja online. Os descontos são válidos durante o período de divulgação e dependem da disponibilidade de estoque.