RSSTwitter

domingo, 4 de novembro de 2012


SPFW - Um resumo de inverno


*Por Alex Cavalcanti 



Depois de 4 dias e 19 desfiles, finalmente a edição do São Paulo Fashion Week chegou ao fim, trazendo as novidades da moda para a próxima temporada. Neste post, além do review dos desfiles dos dois últimos dias do evento, trago também um resumo com as principais tendências para a próxima temporada.





Gloria Coelho mais uma vez apresentou uma coleção que é a cara dela: Vanguardista, com exercícios na modelagem e com pegada minimal – tendo como uma das inspirações a obra da pintora ucraniana Sonia Delaunay.





Outro bem minimalista foi o Alexandre Herchcovitch, que propôs vestidos, saias e calças de tons clássicos como o vermelho, bem mais comerciais do que muitas das suas criações de temporadas anteriores.





Outra coleção bem comercial foi a da Maria Garcia, grife que é conhecida por ser o lado mais jovem da Huis Clos, comandada pela estilista Clô Orozco. Bem leve, a cartela de cores privilegiou os tons claros, ideais para o inverno brasileiro. 




Já o estilista Vitorino Campos se inspirou no livro “Eram os deuses astronautas?” para compor o seu inverno, que veio suave e sem maiores complicações – com destaque para os looks listrados. 

 



Por sua vez, Rodrigo Rosner reeditou alguns elementos da coleção passada – como os brilhos, transparências e o apelo glam dos looks – foram misturados com outros mais invernais, como a camurça de lã e pele sintética. Na cartela de cores, muito preto, roxo e metal. 

 



Tendo como tema “Sombra e fresca”, a Forum foi outra grife que trouxe referências de verão para a coleção de inverno. Estampas que mostravam plantas típicas do nosso país e cores alegres, como verde e vermelho foram os destaques da coleção. 



 






Encerrando esta temporada, Reinaldo Lourenço se inspirou na Andaluzia, região da Espanha conhecida pelas touradas e pelo flamenco para compor o seu inverno. Longe de ser caricato, o estilista fez uma releitura moderna do tempo, dando destaque para os tons de vermelho, branco e preto. 



Depois da exuberância do verão, seria natural (e até esperado) que as coleções de outono-inverno surgissem mais simplificadas, e foi exatamente o que aconteceu. Mesmo criadores com um estilo mais maximalista, como Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga, dentre outros – apresentaram criações mais simples, mostrando que a próxima temporada será bem mais minimalista. 



O couro, matéria prima típica dos tempos mais frios, apareceu com destaque em várias coleções, como Gloria Coelho, Reinaldo Lourenço, Colcci e Ellus, dentre outras. Trabalhado de várias formas e em várias cores, o couro (sintético ou verdadeiro) foi mais uma vez a grande aposta dos estilistas, estando presente em peças e looks dos mais variados estilos. Peças com pele (esta mais discreta) também apareceram. 



Naturalmente mais séria do que no verão, a cartela de cores da próxima temporada deu destaque aos tons mais clássicos, como preto, branco, cinza, vermelho e azul. Tons terrosos e outros mais incomuns para o inverno, como verde e amarelo também foram vistos. 


Várias tendências desta temporada também foram recicladas para o inverno: Os metalizados (com destaque para as misturas entre preto + metal e branco + dourado), as transparências (em looks tanto casuais quanto de festa), os bordados – ver o trabalho incrível do Samuel Cirnasck, Lino Villaventura e Rodrigo Rosner -, assim como as estampas, que saíram das coleções de verão para invadir com tudo o nosso inverno. 


Motivos tropicais, padrões gráficos e listras foram as que mais apareceram, quebrando um pouco a monotonia dos tecidos lisos, que costumam predominar no inverno. Os tecidos texturizados também apareceram bastante. Forum e Triton foram algumas das marcas que apostaram em um inverno estampado. 


Se no verão foi o navy quem deu o tom, para o inverno quem predominou mesmo foi o militarismo. Vimos desde referências mais óbvias, como a presença dos tecidos camuflados até apropriações mais sutis da tendência. Ellus, Colcci foram algumas das marcas que apostaram em homens e mulheres poderosos. 


Coerente com o zeitgeist da próxima estação, a silhueta do inverno também será mais simplificada, com destaque para a modelagem slim (mais apegada ao corpo). Um dos looks chave para o inverno é o terninho terninho ajustado: paletó e calça do mesmo tecido e na mesma cor, formando um visual chic e monocromático. Visitas a formas e estilos de outros tempos (com destaque para os anos 50 e 60) também apareceram. 


Já os acessórios também surgem mais discretos, apenas complementando a roupa. 


No quesito sapatos, os modelos com salto mais uma vez predominaram, com destaque para a ankle boot. 

 
Fotos: Agência Fotosite



*Alex Cavalcanti é jornalista e produtor de moda. Além de editar há 5 anos o www.nacamacomleon.com, é colaborador de vários jornais e revistas nacionais.



5 comentários:

Cintia disse...

Pimentas queridos!

Adoro saber que o meu humilde blog está no rol de amigos...só que mudei de casa: por favor, poderiam fazer a gentileza (grande, enorme) de alterar aí? agora é:
http://bijouxbykelli.com.br/

beijão e boa semana!!!

C. Fiuza disse...

Estes trabalhos já não curti tanto como os outros anteriormente postados...

redhotchiligirl disse...

nao deveriam colocar gente tão linda como a Fernanda Lima nos desfiles, pois só conseguimos olhar pra ela e o look acaba passando batido...rsrsrs

Anônimo disse...

gente, to impressionada com a feirua dessas modelos, cruz credo.

como disse o leitor acima, deve ser pra que a gente consiga olhar pro look...

afffffffff

Anônimo disse...

Tha mas não vai cobrar preço de Chanel or Prada is only G.rabbit!!!

Postar um comentário

Apimente bem gostoso com o seu comentário, gostando ou não do que foi publicado, mas tente ao menos ser coerente e educado na opinião dada, visse? Eu não sou obrigado a escutar desaforos no meu espaço e te devolvo o baile com gosto de gás! rsrsrsrsrs

As melhores peças com os menores preços para você.
Caso não esteja visualizando as imagens,acesse aqui
 
 
Duloren
Lançamentos Sutiãs Calcinhas Modeladores Diva Plus Size OQNV
Frete Grátis
Meu guia de lingeries
Chat Online
Central de Atendimento:
Para realizar qualquer troca de produtos, seja por causa do modelo, tamanho ou cor, não há custo adicional para a 1ª troca e a Duloren oferece um prazo de 30 dias após o recebimento do produto. Caso a nova peça seja de uma referência diferente da peça devolvida, será gerado um crédito no valor do produto a ser trocado para a realização de uma nova compra. Para saber mais, acesse Política de Troca ou Devolução.
Custo e Prazo de Entrega:
O frete é grátis para qualquer lugar do Brasil em compras acima de R$ 120,00.
Depois que o pagamento estiver confirmado, o envio do(s) produto(s) ocorrerá o quanto antes, mas o prazo depende de sua localidade. Para saber mais, acesse Entrega e Frete.
Formas de Pagamento:
As compras podem ser feitas em até 5 vezes sem juros em todos os cartões, com parcela mínima de R$ 30,00.
Trabalhamos também com outras formas de pagamento, como débito, boleto bancário e PayPal.

Sobre a Duloren:

A Duloren, líder de mercado em moda íntima no Brasil, fundada há 53 anos, tem um forte e consistente DNA que está baseado na produção de tecidos altamente tecnológicos com desenhos, rendas e elásticos exclusivos, acrescentado à tinturaria própria e à fabricação dos seus insumos. Para atender as mais diversificadas solicitações do mercado consumidor, a Duloren produz e comercializa hoje as marcas Duloren e Femmina.

Com capital 100%% nacional, produz cerca de 1,2 milhão de peças por mês. A Duloren orgulha-se de ser inovadora e estar na vanguarda da estratégia de mercado. Através de avançados planos de marketing, a empresa é reconhecida como pioneira da moda íntima, lançando coleções simultaneamente

Atenção:
Preços e condições válidas para a loja online da Duloren. As condições podem se alterar após o envio dessa mensagem.
Confira todas as informações sobre produto, preço, tamanho e cor antes de concluir a compra.
Caso haja diferença nos preços entre este e-mail e a loja online da Duloren, a condição válida e praticada será a da loja online. Os descontos são válidos durante o período de divulgação e dependem da disponibilidade de estoque.