RSSTwitter

domingo, 4 de novembro de 2012


SPFW - Um resumo de inverno


*Por Alex Cavalcanti 



Depois de 4 dias e 19 desfiles, finalmente a edição do São Paulo Fashion Week chegou ao fim, trazendo as novidades da moda para a próxima temporada. Neste post, além do review dos desfiles dos dois últimos dias do evento, trago também um resumo com as principais tendências para a próxima temporada.





Gloria Coelho mais uma vez apresentou uma coleção que é a cara dela: Vanguardista, com exercícios na modelagem e com pegada minimal – tendo como uma das inspirações a obra da pintora ucraniana Sonia Delaunay.





Outro bem minimalista foi o Alexandre Herchcovitch, que propôs vestidos, saias e calças de tons clássicos como o vermelho, bem mais comerciais do que muitas das suas criações de temporadas anteriores.





Outra coleção bem comercial foi a da Maria Garcia, grife que é conhecida por ser o lado mais jovem da Huis Clos, comandada pela estilista Clô Orozco. Bem leve, a cartela de cores privilegiou os tons claros, ideais para o inverno brasileiro. 




Já o estilista Vitorino Campos se inspirou no livro “Eram os deuses astronautas?” para compor o seu inverno, que veio suave e sem maiores complicações – com destaque para os looks listrados. 

 



Por sua vez, Rodrigo Rosner reeditou alguns elementos da coleção passada – como os brilhos, transparências e o apelo glam dos looks – foram misturados com outros mais invernais, como a camurça de lã e pele sintética. Na cartela de cores, muito preto, roxo e metal. 

 



Tendo como tema “Sombra e fresca”, a Forum foi outra grife que trouxe referências de verão para a coleção de inverno. Estampas que mostravam plantas típicas do nosso país e cores alegres, como verde e vermelho foram os destaques da coleção. 



 






Encerrando esta temporada, Reinaldo Lourenço se inspirou na Andaluzia, região da Espanha conhecida pelas touradas e pelo flamenco para compor o seu inverno. Longe de ser caricato, o estilista fez uma releitura moderna do tempo, dando destaque para os tons de vermelho, branco e preto. 



Depois da exuberância do verão, seria natural (e até esperado) que as coleções de outono-inverno surgissem mais simplificadas, e foi exatamente o que aconteceu. Mesmo criadores com um estilo mais maximalista, como Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga, dentre outros – apresentaram criações mais simples, mostrando que a próxima temporada será bem mais minimalista. 



O couro, matéria prima típica dos tempos mais frios, apareceu com destaque em várias coleções, como Gloria Coelho, Reinaldo Lourenço, Colcci e Ellus, dentre outras. Trabalhado de várias formas e em várias cores, o couro (sintético ou verdadeiro) foi mais uma vez a grande aposta dos estilistas, estando presente em peças e looks dos mais variados estilos. Peças com pele (esta mais discreta) também apareceram. 



Naturalmente mais séria do que no verão, a cartela de cores da próxima temporada deu destaque aos tons mais clássicos, como preto, branco, cinza, vermelho e azul. Tons terrosos e outros mais incomuns para o inverno, como verde e amarelo também foram vistos. 


Várias tendências desta temporada também foram recicladas para o inverno: Os metalizados (com destaque para as misturas entre preto + metal e branco + dourado), as transparências (em looks tanto casuais quanto de festa), os bordados – ver o trabalho incrível do Samuel Cirnasck, Lino Villaventura e Rodrigo Rosner -, assim como as estampas, que saíram das coleções de verão para invadir com tudo o nosso inverno. 


Motivos tropicais, padrões gráficos e listras foram as que mais apareceram, quebrando um pouco a monotonia dos tecidos lisos, que costumam predominar no inverno. Os tecidos texturizados também apareceram bastante. Forum e Triton foram algumas das marcas que apostaram em um inverno estampado. 


Se no verão foi o navy quem deu o tom, para o inverno quem predominou mesmo foi o militarismo. Vimos desde referências mais óbvias, como a presença dos tecidos camuflados até apropriações mais sutis da tendência. Ellus, Colcci foram algumas das marcas que apostaram em homens e mulheres poderosos. 


Coerente com o zeitgeist da próxima estação, a silhueta do inverno também será mais simplificada, com destaque para a modelagem slim (mais apegada ao corpo). Um dos looks chave para o inverno é o terninho terninho ajustado: paletó e calça do mesmo tecido e na mesma cor, formando um visual chic e monocromático. Visitas a formas e estilos de outros tempos (com destaque para os anos 50 e 60) também apareceram. 


Já os acessórios também surgem mais discretos, apenas complementando a roupa. 


No quesito sapatos, os modelos com salto mais uma vez predominaram, com destaque para a ankle boot. 

 
Fotos: Agência Fotosite



*Alex Cavalcanti é jornalista e produtor de moda. Além de editar há 5 anos o www.nacamacomleon.com, é colaborador de vários jornais e revistas nacionais.



5 comentários:

Cintia disse...

Pimentas queridos!

Adoro saber que o meu humilde blog está no rol de amigos...só que mudei de casa: por favor, poderiam fazer a gentileza (grande, enorme) de alterar aí? agora é:
http://bijouxbykelli.com.br/

beijão e boa semana!!!

C. Fiuza disse...

Estes trabalhos já não curti tanto como os outros anteriormente postados...

redhotchiligirl disse...

nao deveriam colocar gente tão linda como a Fernanda Lima nos desfiles, pois só conseguimos olhar pra ela e o look acaba passando batido...rsrsrs

Anônimo disse...

gente, to impressionada com a feirua dessas modelos, cruz credo.

como disse o leitor acima, deve ser pra que a gente consiga olhar pro look...

afffffffff

Anônimo disse...

Tha mas não vai cobrar preço de Chanel or Prada is only G.rabbit!!!

Postar um comentário

Apimente bem gostoso com o seu comentário, gostando ou não do que foi publicado, mas tente ao menos ser coerente e educado na opinião dada, visse? Eu não sou obrigado a escutar desaforos no meu espaço e te devolvo o baile com gosto de gás! rsrsrsrsrs

Moda com preços incríveis você encontra aqui!
Moda com preços incríveis você encontra aqui!

Não quer mais receber nossos e-mails? Cancele aqui
Não consegue visualizar o e-mail? Acesse este link

Adicione conteconosco@posthaus.com.br aos contatos
 
 
Até 5x sem juros Troca e Devolução Grátis Atendimento 47 3331-6666 | 11 4062-5476
Posthaus
Feminino Plus Size Infantil Calçados Masculino Lançamentos Promoções
Vestidos Blusas Macacões Saias Camisas Calças Marcas
 

Estas ofertas são válidas até 09/02/2017 ou enquanto durarem os estoques.
Frete Grátis (Entrega Normal) nas compras acima de R$ 199,99 para as regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Parcele as suas compras em até 5x sem juros. A parcela mínima é de R$ 29,90.
Caso haja divergência de preço ou descrição do produto entre este e-mail e o site, a condição válida a ser praticada será a do site.

Você recebeu esta mensagem porque se cadastrou na nossa loja e optou por receber e-mails promocionais.
Respeitamos a sua privacidade e caso não queira mais receber nossos e-mails
acesse aqui.
Sentiremos a sua falta :(                                                       Veja a política de privacidade do Posthaus.com

Central de atendimento disponível de segunda à sexta-feira das 8h às 20h, e sábado das 9h às 18h.
Quer falar com a gente?
conteconosco@posthaus.com.br ou 47 3331-6666 | 11 4062-5476
Endereço: Rua 7 de Setembro, 1069, 1º andar - Sala 10A - Centro - 89010-207 - Blumenau - SC - Brasil

Não consegue ver a imagem? Clique aqui.