RSSTwitter

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013


Receita do dia: Iogurte Grego

Desde que descobri o iogurte grego eu não consigo gostar de mais nenhum outro iogurte. Eu fiquei tão apaixonada que fui experimentando todos, um por um, de todas as marcas existentes no mercado. Acontece que tô fazendo a Dukan, e iogurte pode à vontade, mas o grego tem açúcar, e açúcar não pode! E agora???? Bem, pesquisei muito e testei diversas receitas, pois nenhuma conseguia reproduzir o gostinho do grego da Nestlé ou o da Vigor, pra mim os melhores dentre os nacionais. Mas não é que finalmente consegui?! Então bora fazer iogurte grego sem açúcar e zero gordura em casa!!!




Ingredientes:
  • 1 litro de leite desnatado
  • 1 pote de iogurte natural desnatado
  • adoçante
  • essência de baunilha


Modo de preparo:

Aqueça o leite em uma panela até atingir mais ou menos 40 °C  de temperatura (Caso não tenha termômetro culinário, teste na mão, como fazemos com a mamadeira do bebê, sabe? O leite deve estar quente, mas não queimando). Misture bem umas 4 colheres do leite quente com o iogurte em um recipiente e em seguida passe a mistura para a panela, junto com o restante do leite aquecido. Misture tudo muito bem por um minuto para que o iogurte se dissolva completamente e não crie grumos. Tampe a panela e deixe descansar por 12 horas.

Passadas as 12 horas seu iogurte já se formou, mas ainda não é o iogurte grego. Aí que vem o primeiro pulo do gato: para que ele fique ainda mais consistente, você precisa colocá-lo em um coador forrado com 3 folhas de guardanapo de papel, por aproximadamente 6 horas, ou até sair quase todo o soro do iogurte. Retire o iogurte com cuidado, raspando bem rente ao papel, que é onde o iogurte ficará mais denso (o papel não rasga, fique tranquilo!) e leve à geladeira em potinhos individuais. Para finalizar adoce a gosto com adoçante e coloque 2 gotas de essência de baunilha em cada potinho (segundo pulo do gato! ;). 

Pode chorar de emoção, eu também chorei! ;)
 

34 comentários: