RSSTwitter

terça-feira, 14 de maio de 2013


A coragem de Angelina

Muitas vezes leio comentários contra a pessoa da Angelina Jolie que me irritam um pouco pela pequenez demonstrada, sabe? Afinal, medir as pessoas por conta de um marido que nem é o seu? Eu hein... Tudo bem que ninguém precisa amá-la por isso ou aquilo, mas não dá para negar que essa mulher é digna de admiração por conta de seu trabalho humanitário. Então qualquer tentativa de diminuí-la só por conta do caso Jennifer + Brad + Angelina é tão bobo, que eu chego a ter vergonha alheia por quem comenta dessa forma, juro!

E. mais uma vez, Angelina mostra que a fama pode servir de exemplo para o bem social ao admitir a retirada de seus seios por conta de uma probabilidade de um cancêr de mama futuro. Mas como assim servir de exemplo, se esse ato dela foi feito em benefício próprio? Baixe a guarda um pouco de lado e pense, fia! Pois se uma mulher rica, linda e famosa como Angelina tá puta que pariu para questões estéticas, se preocupando mais com a saúde e, acima de tudo, admitindo isso publicamente, se despindo da vaidade, pois poderia ter deixado isso em segredo, é ou não um encorajamento para que as pessoas parem pra pensar um pouco sobre essa importante questão e parar de se preocupar só com o espelho?


 Foto: Reprodução



Você pode não ter a coragem dessa mulher, mas ao menos tente ficar atenta aos sinais de seu corpo, se auto-examinando periodicamente. Para ler mais sobre o assunto visite o site Se Toque, que lá tem  mais informações sobre o cancêr de mama.

Abaixo temos texto reproduzindo parte da carta que foi publicada pelo The New York Times onde a atriz Angelina Jolie explica os motivos que a fizeram optar pela mastectomia dupla preventiva:

"Minha mãe lutou contra o câncer por quase uma década e morreu ao 56 anos. Ela aguentou firme até conhecer sua primeira neta e segurá-la nos braços. Mas meus outros filhos nunca terão a chance de conhecê-la e descobrir o quão amorosa e graciosa ela era. 

Nós falamos com frequência da "mamãe da mamãe" e eu me pego tentando explicar a doença que a levou pra longe de nós. Eles me perguntavam se o mesmo podia acontecer comigo. Eu sempre disse a eles para não se preocuparem, mas a verdade é que sou portadora de um gene defeituoso, o BRCA1, que aumenta drasticamente o meu risco de desenvolver câncer de mama e de ovário. 

Meus médicos estimaram que eu tinha 87% de chance de desenvolver câncer de mama e 50% de chance de desenvolver câncer de ovário, apesar de o risco ser diferente para cada mulher. Somente uma fração dos casos de câncer de mama resultam de uma mutação genética hereditária. 

Aqueles que são portadores do gene defeituoso BRCA1 têm 65% de risco de desenvovê-lo, na média. Uma vez que eu descobri que essa é minha realidade, eu decidi ser pragmática e minimizar os riscos ao máximo. Tomei a decisão de passar por uma mastectomia dupla preventiva. 

Eu optei por retirar as mamas primeiro, já que meu risco de desenvolver câncer de mama é mais alto do que o de ter câncer de ovário, e a cirurgia é mais complexa. No dia 27 de abril, eu finalizei três meses de procedimentos médicos que envolveram a mastectomia. Durante esse tempo, eu consegui manter o assunto no meu círculo privado e segui com meu trabalho. Mas estou escrevendo sobre isso agora porque eu espero que outras mulheres possam se beneficiar da minha experiência. 

Câncer ainda é uma palavra que provoca medo nas pessoas, produzindo um profundo senso de impotência. Mas hoje é possível descobrir por meio de um exame de sangue se você é ou não propenso aos cânceres de mama e de ovário, e então partir para a ação."


28 comentários:

Anônimo disse...

SIM! ... Mas,ela tem grana Prä fazer reconstrucao de Mama! ... Muitos mulheres n Podem! ... Minha sogra retirou a Mama e depois disso teve uma Depressao enorme ,por n ter grana Prä rekonstruiert.... Foda Ale! ... Todas nos Podemos ter Essa Attitüde ainda Mais Tenho esse Marido Lindo e uma Boa conta bancaria.
Sem Cliche! .. Esse assunto eh Muito serio q Meyer com a Saude mental tbm.

Gija disse...

Sempre admirei esta mulher, hoje estou verdadeiramente assombrada pela coragem e também pela generosidade dela em partilhar isto como forma de alerta!! Curvo-me perante esta grande MULHER!!!

Anônimo disse...

Ale excelente post!
Assim que li a materia completa sobre a operação pela qual ela passou, bem como sobre a carta que ela publicou dizendo lamentar o alto custo dos exames para certeza de cancer futuro eu fiquei realmente feliz.
Concordo com, vc que, uma mulher como ela se posicionar a favor da saúde faz com que muitas pessoas repensem o assunto e isso é fundamental.
Sei o quanto é lamentável para uma mulher ficar sem o seio, minha mãe retirou 2/3 de um dos seios dela. Assim como a sogra da anonima acima, minha mãe tbm ficou depre no começo, depois reimplantou um seio maior ainda e ficou bem ;) e já sem o risco do cancer...
O sus, atualmente, aceita o implante mamário para mulheres que retiraram o seio em virtude de tratamento.
Eu creio, por fim, que o importante é a primazia da saúde... não adianta estar com os seios maravilhosos por fora e podres, de uma doença que vai matar, por dentro.
Parabens novamente por esse post.
Ah, acho que vc poderia adicionar a fonte da matéria onde tem a carta da Angelina na íntegra pras pessoas baixarem a guarda um pouco.

Anônimo disse...

Ale vi essa matéria aqui e achei a sua cara dar umas boas risadas com ela!
Ah, atente-se para a fonte da pesquisa...
http://www.folhadoes.com/site/pagina_interna.asp?nID=24938&tp=2&fb_action_ids=10151416020127322&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=%7B%2210151416020127322%22%3A606307306046264%7D&action_type_map=%7B%2210151416020127322%22%3A%22og.likes%22%7D&action_ref_map=%5B%5D
Bjs

Anônimo disse...

Amanha eu vou fazer o exame genético por conta de uma longa história familiar de cancer. Não acreditei quando li hoje sobre o caso da Angelina. A experiência dela me deu mais força e coragem, pois sei que não estou sozinha nessa luta.

Anônimo disse...

sANTA IGNORÂNCIA! Já conheci 4 mulheres q passaram por essa cirurgia de retirada dos seios por motivos diferentes e TODAS tiveram grana para reconstruir com médicos ótimos na área e nem por isso elas deixaram de se sentirem mal, não foi barra vc acordar e ver q esta mutilada, mesmo q por semanas, meses, q seja. A lição q ela passou vai muito além da estética, ela diz sobre saúde, como muito bem disse o Alessandro no post. Pq existem dezenas de mulheres, pessoas q fazem corpo mole diante de uma provável doença, pq infelizmente pensam na estética. E é essa lição q a Jolie quis passar: não interessa vc estar esteticamente bela se for dentro vc pode estar podre com alguma doença. Estar ao lado da família dela, ver os filhos , netos crescerem tem um valor muito maior q qq coisa! Mesmo pra quem não tem dinheiro para reconstruir os seios, esse exemplo no texto dela ela fala: ela fez pq quer estar viva por ela e pela sua família!

Natalia disse...

Ela sempre foi uma inspiraçao para mim, eu presto atençao às coisas incríveis que ela faz há muito tempo e só.O povo que ainda insiste nessa de Jennifer é medíocre. Já assisti muitas entrevistas dela e dá para ver que ela é uma digna de respeito. Para mim, ela é perfeita!

Mary disse...

O que as pessoas não sabem que esse exame que Angelina fez é feita pelo sus.
Uma colega da minha família perdeu a irmã, mãe e filho adolescente com tipo de câncer devastador a familia foi examinada pelo HC onde fizeram mapeamento genético não foi verificado o gene entretanto fazem exames periódicos por uma junta médica.
Mas infelizmente só é fornecido nos grandes centros médicos.

Helena Ibias disse...

Nossa, se eu já admirava ela pelo trabalho humanitário que ela fazia, agora muito mais.

Trabalhei alguns anos num renomado hospital de câncer aqui em Curitiba, e sempre tive maior admiração por essas guerreiras.
E também nunca vi mulher ficando em depressão porque venceu o câncer, mesmo que tenha perdido os seios, porque no fundo elas sabem que ganharam a vida de novo.

E outra, o mais bonito é que ela tava pensando nos filhos, no sofrimento dele se ela ficasse doente.

Tá ai, ganhou o meu respeito.

Júh Britto ♥ disse...

Ale admiro ainda mais essa mulher a partir de hoje.

Anônimo disse...

Sabia que vc ia postar Ale! S2!!!

Diva absoluta!!! Amooo!!!

Beijos
Dan

Anônimo disse...

NA vdd o artigo q ela assina é um pouco maior q esse texto, vou tentar traduzi-lo e se possível posto aqui nos comentários.

Lucia disse...

Muitas pessoas ficaram atônitas e condenaram Angelina por ter feito uma cirurgia tão invasiva "sem nem mesmo ter a doença". Outros vieram com blá blá blá de "medo", "covardia", "Deus é quem sabe", e outros tantos chavões.
O que está faltando, gente, é informação. Essa cirurgia preventiva já é feita há uns 20 anos, o SUS faz o exame e a cirurgia, e no ano passado passou a ser direito da mulher ter sua mama reconstruída na mesma cirurgia de extirpação. Uma mulher com histórico grave de câncer na família (mãe, irmã, tia), pode se dirigir a um médico do SUS, mesmo em cidade pequena, a pessoa será encaminhada para o exame, pode demorar, é importante não esperar demais, claro.
A cirurgia é assustadora? É. Será necessário um acompanhamento psicológico e familiar, claro, aliás, como todo procedimento muito invasivo necessita. Ah, mas quando se tem dinheiro é mais fácil! Ah, mas quando que dinheiro não faz falta, né? Óbvio que tendo dinheiro é mais fácil, lembra da cirurgia do Lula? Então! Só que é um direito do cidadão, tem que correr atrás, só isso. É preferível a desenvolver essa doença tão devastadora.
Espero que essa atitude tão incrível da Angelina, de ter dado publicidade ao caso dela, dê força e coragem de lutar a muitas mulheres. Essa cirurgia é muito comum, mas veja como há preconceito. Inclusive, o câncer de mama se desenvolve em homens também, apesar de ser menos comum, e o preconceito e a falta de informação impede salvar vidas. Não julguem, galera!

Anônimo disse...

Meu deus, so tirou a mama e colocou silicone, aff... quem nao sabia desse exame?! Ela eh inteligente . so.

Anônimo disse...

"so tirou a mama e colocou silicone, aff... quem nao sabia desse exame?!"

caramba, "só" colega? vc chama isso tudo de só??
E MUITA gente não sabia desse exame, e muita gente ainda não sabe. muitas mulheres morrem ainda, até hj, de cancer de mama...

Anônimo disse...

"Só tirou a mama" ....
E por gente como essa q o mundo é essa bosta.

dea C disse...

Talvez o anônimo(a) não tenha entendido o tema, não foi uma "cirurgia pra colocar silicone", vai muito além disso, inclusive existe uma chance mínima de ter deixado uma célula que possa desenvolver câncer. O que ela fez foi prevenir.
E é um exemplo sim, é bem verdade que a seu favor tem o poder econômico, ser famosa, e por ser famosa e evitar comentários desairosos ela optou por contar a realidade e não o que um jornalista poderia inventar. Foi muito bom ela ter relatado algo tão sério, não é fácil pra ser humano nenhum viver com medo de desenvolver um câncer.

Luana disse...

Impossível não admirar a Angelina Jolie por essa atitude. Aliás sou muito fã da mulher que ela se tornou hoje, do que a musa sexy e polêmica de alguns anos atrás. Excelente post Alessandro!

lulu disse...

Sempre curto teus textos e concordo contigo, Alessandro. Corajosa e admirável a atitude da Angelina Jolie. Tomara que o mundo tenha cada vez mais gente que se preocupa com o que realmente importa na vida. Um abraço afetuoso, Luciana

Soraya disse...

Show, Alê! O post e a Angie...

Renata Nogueira disse...

Já gostava dela, mas depois dessa minha admiração aumentou! Ela foi muito corajosa! Saudades de vc!!! Bjs!

Helô disse...

Rita Lee, há alguns anos, tbm fez a mesma coisa. Na época, fiquei pensando, assim como no caso da Angie, se fosse comigo, como eu reagiria. Se em minha família houvesse casos de câncer ou que algum mapeamento genético apontasse que eu era a possível próxima vítima, acho que agiria como ela. Ficaria com medo, teria dúvidas, mas pensaria que é uma chande que Deus está me dando de viver mais. "Ah, mas se for da vontade de Deus, ela vai ter câncer". Sim, mas tbm acho que Deus deu inteligência ao homem pra que pudesse evitar/tratar as coisas graves que acometem nossa saúde. O que mais me deixa emocionada é saber que Angelina tomou essa decisão pensando nos filhos...toda mãe pensa nisso! Imagina o que será de seus filhos, ainda pequenos aliás, caso ela falte. Angelina é, e sempre será, musa! E ela é o que é, ponto.


lea disse...

ela não e so talentosa, linda rica e fina, e humana, maravilhosa, e corajosa, bjs

Caroline® disse...

Só quem conviveu com uma doença grave (não necessariamente câncer, existem muitas...) de familiar pode entender a importância do ato de Angelina. Esse tipo de histórico é como uma arma apontada para a sua cabeça, sem vc saber quando ou mesmo se ela vai disparar. Se vc tivesse a chance de saber antes que pode ter uma doença devastadora, e o único jeito de se prevenir fosse algo invasivo e mutilador, vc não faria? Eu acho que faria, porque pensar no sofrimento da possível doença não me deixaria viver, nem ter alguma felicidade. Certamente foi isso que Angelina considerou.

PS: aos ânonimos idiotas que acham que foi "só" uma troca por silicone, saibam que reconstrução de mama é uma cirurgia complicada, que nem sempre fica perfeita, por melhores que sejam os médicos.

Anônimo disse...

pois pra mim, ela fez isso por mídia e hollywood, sabemos bem, não faz nada à toa...afinal, ela é bilionária, poderia ter acesso a todas as tecnologias possíveis e não impossíveis de prevenção de cancer, ai vem com esse papinho de mastectomia???? sei não, hein..não duvide do que a fábrica de entretenimento é capaz de fazer por holofotes...

Anônimo disse...

Pessoalmente, não gosto da Angelina, não assisto os filmes em que ela atua, não ligo para a saúde dela.

Acho que são infinitamente mais heroínas as mulheres anônimas que realmente sofrem com câncer e que passam por provações e dificuldades que não podemos imaginar, muitas sem direito a tratamento adequado e que não possuem condições de fazer cirurgias caríssimas.

PORÉM, espero que o ato dela sirva realmente para ajudar outras mulheres, não somente na luta contra o câncer, mas principalmente na prevenção.


Anônimo disse...

Angelina foi corajosa e deu um bom exemplo e quem fala mau dela e apena um ser medíocre que vive para falar mau de todos e ser infeliz.

Anônimo disse...

Nossa, tem gente que realmente deve ter muitos problemas viu...

anonimo das 12:35, naondeee, uma mulher que já é considerada umas das maiores divas de hollywood, é milionária, casada com um suiperastro tb, um dos casais mais badalados de todos os tempos, que por sinal, até desencanou de fazer tantos filmes pra poder se dedicar mais a familia e causas humanitarias, naonde, esta pessoa ia precisar tirar suas mamas "por mídia"???

em que mundo vc vive???
Se uma pessoa quer mídia, ela tira a roupa e sai pelada na rua, ela nao tira suas mamas! E Angelina nao precisa disso meu bem!

Acorda! Será mesmo que vc precisa dizer uma cosia dessa diante de uma situação tao delicada?

Sensibililidade mandou um abraço!

Dan

Postar um comentário

Apimente bem gostoso com o seu comentário, gostando ou não do que foi publicado, mas tente ao menos ser coerente e educado na opinião dada, visse? Eu não sou obrigado a escutar desaforos no meu espaço e te devolvo o baile com gosto de gás! rsrsrsrsrs

toptherm
Top Therm
Top Therm
Top Therm
Top Therm