RSSTwitter

sexta-feira, 10 de maio de 2013


Etiqueta do Sushi

Recordo muito bem da primeira ocasião em que fui comer sushi sem sequer na vida ter comido com pauzinhos! Quer dizer, nunca tinha comido com os pauzinhos chamados hashi, porque com os da outra espécie... abafa!!!!!

Mas bem, o babado é que nessa ocasião fui com dois amigos já letrados na arte de “pegar no pau” e chegando ao restaurante um deles, que sabia que seria a minha experiência com a culinária japonesa, pede algo ao garçom que não entendi na hora, mas que fiquei muitoooooo poooto depois! Sabe o que era? A 'vinhada' havia pedido para que o garçom trouxesse um daqueles hashis para crianças, que são presos pelas pontas por borrachas e servem para quem ainda não tem a devida habilidade pra comer com os normais. 

Eu coloquei um mega carão para a bicha e perguntei pra quem era aquilo. Ela, com a cara mais doce de máfia do mundo, disse que era pra mim. Disse via mímica para que ela enfiasse eles no edi e peguei os hashis normais para provar que sabia comer de pauzinho sim! E não é que conseguir mesmo segurar o sushi com eles sem derrubar?

Claro que isso foi sorte de principiante! Aliado ao fato de que sempre fui jeitosinho, né? Então deu muito bem para não passar vergonha comendo sushi.

O fato é que nem todo mundo nasce com tal habilidade, precisando sim de algumas dicas ao resolver comer um delicioso japa... A comida, tá? Que fique bem entendido!

Um dos blogs mais interessantes que já visitei sobre culinária japonesa é, por coincidência, da minha terra Pernambuco: o Sushi Blog. E lá você, além de saber onde encontrar o melhor e o pior no quesito no nosso estado, vai também poder ficar por dentro de muitas curiosidades que cercam essa gostosura. Assim como também obter valiosos toques, como o que demostra a figura abaixo, que ensina como se deve portar a pessoa quando for comer de pauzinhos.

FONTE

20 comentários:

Anônimo disse...

PelamordeDeus muuuuita perfumaria pro meu gosto!
Achei tudo isso muito util se vc for comer no Japão. Pq aqui a comida japonesa ja é uma "releitura" da que realmente existe no japão (e afirmo por já ter estado lá)e o nosso paladar é beeeem diferente!
Pra começar os sushis aqui são maiores, o que não eventualmente dificulta muito pra colocar inteiro na boca; Depois essa de por primeiro o peixe na boca, a vá, até parece que os restaurantes daqui só servem o filé do atum né? Pq no japão comer salmão (nosso tão amado) é coisa de quem ta a margem da miséria... Quanto ao gengibre, até parece... a técnica aqui é encher o pobre gengibre de açucar, oque o torna melhor pra comer juntinho ;) lá até o gengibre tem outro sabor!

Anônimo disse...

Alê, adorei o texto, muita coisa eu nao sabia! me divirto com vc!! beijos

Flavia Julião disse...

Nossa, o primeiro anônimo está envolto na revolta alimentar muito grande !!! Acho válido esse tipo de sabedoria, Alessandro, e nunca é demais aprender, afinal no mundo em que vivemos e trabalhamos, quando menos se espera, podemos ter que usar isso, e apesar de toda a globalização, ainda é considerado gentil e elegante ( espero que isso nunca acabe !!!) você saber regras mínimas de etiquetas e convivência, seja recebendo ou sendo recebido por culturas diferentes da nossa! Como diz o ditado "... em Roma como os romanos..."

Anônimo disse...

Pena q a grande maioria dos lugares faz um sushi q é quase impossível molhar o peixe em vez do arroz. kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Eita desculpa a ignorância mas de acordo com a 3 foto.. no meu caso ia cair o salmão logo cair todo o arroz. Vou tentar ahuahauhauhaua mas ja to presumindo isso :~

Lety disse...

E o da foto é niguiri, não sushi...rs Mas adorei as regrinhas, ótimo saber!

Adriana Maria disse...

Ale!!Super valida as dicas!!Amo comida japonesa e a primeira vez que comi foi um verdadeiro desastre!!!Com o tempo e dicas eh que conseguimos nos acostumar e nos comportar como os costumes,mesmo nao morando no Japao.Ah!!!E para o primeiro comentario "Que deselegante"!!!!
Bju e adoro vc!!

Ju Passos disse...

VIXE...FAÇO TUDO ERRADO!

Polly...Vencendo de vez a balança!!! disse...

Adorei saber que eu faço tudo errado!!kkkkkkkkkkkkkk e ainda uso o hashi com borrachinha kkkkkkkkkkkkkk

Fernanda disse...

Pra molhar o peixe invés do arroz vou ter que fazer um duplo twist carpado no sushi. Por isso, continuarei fazendo errado da mesma forma que tem certos sushis que deixam do tamanho de um temaki que não tem jeito não morder hahahaha.

Camila disse...

Ale, eu adorei as dicas.

E o primeiro anônimo não dividiu a experiência em comida japonesa dele, mas sim quis se mostrar superior.... aff. Maior preguiça destas pessoas quando aparecem aqui.

Anônimo disse...

Legal, mas o mais importante é comer sendo feliz, portanto, continuarei molhando primeiro o arroz. Vai ser tanto malabarismo q vai tirar até o tesão de comer

Anônimo disse...

Eu como com liguinha e não tô nem aí!(como diz uma amiga minha,lei do menor esforço!)do jeito certo vai ser lei de Murphy na certa! HAHAHAHA! De vez em quando dá pra molhar primeiro o peixe, mas eu prefiro molhar o arroz! E ponto, cada um na sua, né?!

Anônimo disse...

BS!

Anônimo disse...

Há uns dias num restaurante japa aqui na Liberdade eu estava toda atrapalhada com o hashi, a dona do lugar, uma japonesa que fala duas palavrinhas em português, aproximou-se e me ofereceu um garfo. É bonito seguir etiqueta, desde que seja com naturalidade. Tentar comer com hashi e deixar a comida cair, acho melhor pedir um garfo.

Vanúbia Maria disse...

poisé

Jéssica Luma disse...

Nossa amei o post, super interessante e fácil de entender, acabei descobrindo q faço algumas coisas erradas rs'.
Vlw

Camila Averbeck disse...

não consigo gostar de sushi!

blog: www.meninasparasempre.com

Ge Fujii disse...

kkkkkkkkkkkkkkk ADOREI!!! ;)

Anônimo disse...

Afeee, frescurada!!!!

Destesto essa coisa de "nunca" isso, "nunca" aquilo.

Eu hein.

Sand

Postar um comentário

Apimente bem gostoso com o seu comentário, gostando ou não do que foi publicado, mas tente ao menos ser coerente e educado na opinião dada, visse? Eu não sou obrigado a escutar desaforos no meu espaço e te devolvo o baile com gosto de gás! rsrsrsrsrs

Vem comemorar a semana do Dia Internacional da Mulher
Caso não esteja visualizando as imagens,acesse aqui
 
 
Duloren
Lançamentos Sutiãs Calcinhas Modeladores Diva Plus Size Cuecas
Frete Grátis
Dia internacional da mulher
Aproveite
Chat Online
Central de Atendimento:
Para realizar qualquer troca de produtos, seja por causa do modelo, tamanho ou cor, não há custo adicional para a 1ª troca e a Duloren oferece um prazo de 30 dias após o recebimento do produto. Caso a nova peça seja de uma referência diferente da peça devolvida, será gerado um crédito no valor do produto a ser trocado para a realização de uma nova compra. Para saber mais, acesse Política de Troca ou Devolução.
Custo e Prazo de Entrega:
O frete é grátis para qualquer lugar do Brasil em compras acima de R$ 120,00. 
Depois que o pagamento estiver confirmado, o envio do(s) produto(s) ocorrerá o quanto antes, mas o prazo depende de sua localidade. Para saber mais, acesse Entrega e Frete
Formas de Pagamento:
As compras podem ser feitas em até 5 vezes sem juros em todos os cartões, com parcela mínima de R$ 30,00.
Trabalhamos também com outras formas de pagamento, como débito, boleto bancário e PayPal.

Sobre a Duloren:

A Duloren, líder de mercado em moda íntima no Brasil, fundada há 53 anos, tem um forte e consistente DNA que está baseado na produção de tecidos altamente tecnológicos com desenhos, rendas e elásticos exclusivos, acrescentado à tinturaria própria e à fabricação dos seus insumos. Para atender as mais diversificadas solicitações do mercado consumidor, a Duloren produz e comercializa hoje as marcas Duloren e Femmina.

Com capital 100%% nacional, produz cerca de 1,2 milhão de peças por mês. A Duloren orgulha-se de ser inovadora e estar na vanguarda da estratégia de mercado. Através de avançados planos de marketing, a empresa é reconhecida como pioneira da moda íntima, lançando coleções simultaneamente

Atenção:  

Preços e condições válidas somente para este e-mail, em compras na loja online da Duloren.
Promoção válida até 08/03/2017.As condições podem se alterar após o envio dessa mensagem.
Confira todas as informações sobre produto, preço, tamanho e cor antes de concluir a compra.
Os descontos são válidos durante o período de divulgação e dependem da disponibilidade de estoque.