RSSTwitter

sexta-feira, 26 de julho de 2013


Love Quilts Brasil: Amor doado em pontinhos

Por Ildete Pereira



O projeto Love Quilts Brasil – Acolchoados de Amor completou 13 anos de atividades em 2013. No período, doou mais de 600 acolchoados a crianças com seriíssimos problemas de saúde em várias cidades brasileiras e até mesmo em outros países, atuando de modo mais presente, junto a instituições em São Paulo, Rio de Janeiro e Barretos, que atendem crianças de todo Brasil.

Nascido como fruto do projeto irmão americano, depois da experiência que a coordenadora brasileira Ivani Vieira teve, conforme ela conta: "Em Setembro de 1999, estive envolvida em um projeto que reuniu bordadeiras internautas de vários pontos do planeta e que resultou na confecção de 2 "Acolchoados de Conforto" entregues para a comunidade de Littleton, no Colorado - EUA, após a tragédia ocorrida no Colégio "Columbine High School".

Daí até a criação do grupo brasileiro foi um passo e, em 2000, um grupo de brasileiras dos mais diferentes estados começaram a bordar blocos em ponto-cruz usados na montagem de colchas para crianças cujas vidas estivessem em risco por sérios problemas de saúde ou que apresentassem doenças crônicas.

Hoje nós voluntárias doamos tempo, habilidade e principalmente amor para levar sorrisos aos pequenos guerreiros que precisam enfrentar a batalha de doenças tão graves. De maneira única, cada colcha é produzida, juntando ponto-cruz / patchwork a partir das escolhas dos gráficos que cada uma de nós bordadeiras fazemos para a criança de acordo com o tema escolhido por ela.




O processo é muito simples. Entro no site www.lovequiltsbrasil.org, verifico os alcochoados “abertos”, envio e-mail com o gráfico que quero bordar e recebo a autorização para bordar ou orientação para escolher outro – em caso de outra voluntária já ter reservado o gráfico –, após bordar envio meu bloquinho para a Ivani em Caldas - MG que os junta aos demais e aos bloquinhos de pathwork e posteriormente é feita a entrega a criança.

Se você pudesse levar um sorriso a uma criança com uma enfermidade grave com apenas alguns pontinhos, você faria isso? Pois bem, em 2006 me deparei com o site do Love Quilts e fiquei imensamente feliz por poder ajudar e fazer feliz uma criança se fosse.

É muito emocionante ver meu bloquinho junto a tantos outros nas fotos da entrega, mesmo estando longe e enviando meu bordado por Correio, fico imensamente feliz quando vejo um sorriso no rosto de uma criança e o recadinho de agradecimento que sempre tem na página. A alegria de participar deste projeto é tão maravilhosa que no nosso Grupo do Facebook parece que todas nos conhecemos pessoalmente e dividimos alegrias e preocupações, bem como trocamos gráficos, enfim, somos uma família. Anualmente as voluntárias fazem um encontro em São Paulo para se conhecerem e trocarem “prendas” que são revertidas em materiais para o bordado, mas quem não pode ir fica curtindo em tempo real na página e os acontecimentos do evento. Quem sabe um dia estarei presente, mas enquanto isso no acontece me dedico a cada vez mais conseguir voluntárias para o projeto, além de enviar meus bloquinhos.


 
 Fotos: Divulgação





COMO VOCÊ PODE AJUDAR:


1 - se cadastrando como bordadeira voluntária, bordando para uma ou mais crianças que estejam com o acolchoado aberto para inscrições;


2 - divulgando o projeto para suas amigas bordadeiras de ponto cruz e que fazem patchwork;


3 - Doando material utilizado para a confecção dos acolchoados (manta acrílica, tecido de algodão tricoline - usamos 1,50m para a frente do acolchoado e 2,30m para o forro- linhas, etc);


4 - Indicando novas crianças com seríssimos problemas de saúde para participarem do projeto;


5 - Colocando um banner do projeto no seu site.


Acima algumas voluntárias que participaram do encontro em Junho/13

 



Curta nossa Fanpage e ajude você também a divulgar e conseguir mais voluntários para esse maravilhoso projeto. Sua colaboração será super bem-vinda e as crianças vão adorar. ☺☻





*Ildete Pereira é publicitária e dona do blog: www.semsombradeduvidas.com/

3 comentários:

Nelma disse...

Ildete Pereira pensa no próximo!Lindo trabalho!

Kwell disse...

Parabéns ao Pimenta pela divulgação!!
Muito legal o trabalho!

AnaCristina disse...

:-)

Postar um comentário

Apimente bem gostoso com o seu comentário, gostando ou não do que foi publicado, mas tente ao menos ser coerente e educado na opinião dada, visse? Eu não sou obrigado a escutar desaforos no meu espaço e te devolvo o baile com gosto de gás! rsrsrsrsrs

toptherm
Top Therm
Top Therm
Top Therm
Top Therm