RSSTwitter

sábado, 13 de julho de 2013


Quero ser negra!!!!

Maria Isabel tem 04 anos e chora por não ter a pele negra, pois acha linda e gostaria que a sua assim também fosse.

Vídeo: Youtube 



Muito legal ver que Maria Isabel não cultiva os desprezíveis "pré-conceitos" de uma parte da sociedade (alô Feliciano?), achando que beleza não tem cor, não é mesmo? Mas daí me recordo daquele meu tão incompreendido post e me pergunto se as pessoas achariam tão legal se fosse o contrário, uma menina negra chorando para ser loira? Fica a questão...

16 comentários:

Cleo disse...

Ale, acho que vc está querendo gritaria, babado e confusão. Mas concordo com vc que se fosse ao contrário essa menina seria massacrada. Mesmo caso da camiseta "100% Negro"

Alessandro disse...

Cleo, eu quero reflexão e não confusão. :)

Anônimo disse...

Ale, eu me fiz a mesma pergunta quando vi o vídeo!! Eu vi um moooooonte de gente curtindo e achando super fofo, mas se fosse uma garotinha negra pedindo pra ser branca, a reação das pessoas seria outra, diriam que os pais são preconceituosos, que colocaram isso na cabeça da menina, e por aí vai.

Maria Isabel, você é linda do jeito que você é!E isso independe da cor da sua pele!

Glaciane

Anônimo disse...

"E chora por nÃO ter a pele negra". seria o correto.

Anônimo disse...

Só de terem feito o vídeo e postado, já mostra como algo "surreal". Nossa uma branca querendo ser negra, q menininha mais cool, boa de coração e sem preconceitos, vamos lá jogar esse vídeo no youtube.

Alessandro disse...

isso, Anônimo! esqueci de colocar o NÃO! obrigado pelo toque! :0

Vanderleav disse...

Uma menina branca querendo ser negra é vista como um ser sem preconceito agora uma menina negra querendo ser branca e loira estaria negado sua raça!Que venha uma geração que aceitei mesmo o que não concorde!

Alessandro disse...

Vanderleav, é justamente esse ponto que toco no post que tá linkado no texto, o "É negra? Então não pode!!!", pois as pessoas acham que negra não pode alisar o cabelo, operar o nariz, etc., que estão negando sua raça. Já as brancas que fazem o mesmo, estão mais é que certas em procurar "melhorar" a aparência.

Marcia disse...

Ale, o caso aqui não é racismo, é machismo! Não achei nada fofo o vídeo, ao contrário! Poxa vida, uma menina tão nova incomodada com a própria pele? Ela mal se descobriu e já se acha feia? Morri... Imagina na adolescência...

Olha, não tenho nada contra querer mudar a sua imagem (uso maquiagem todos os dias, seria hipocrisia da minha parte condenar cirurgia plástica e o desejo de quem quer fazê-la), mas o que choca é o quanto de sofrimento é considerado legítimo ou mesmo necessário para alguém se sentir mais bonita.

Como feminista acredito piamente que o meu corpo me pertence e com ele faço o que eu quero! Mas o sentimento de não se amar é um dos mais terríveis que qualquer ser humano pode ter, e fico abismada e chocada com o fato de que somos pressionadas por todos os lados a nunca nos aceitarmos como somos, sempre precisamos melhorar, somos eternamente inadequadas, jamais belas o suficiente.

Ainda acho, contudo, que ser mulher e negra é uma barra muito, muito mais pesada.

Acho que a galera aplaude o vídeo pensando na raridade que é a valorização da beleza negra, mas o mundo do preconceito não tem só dois lados e as coisas são mais complexas. Em geral, minha medida moral para qualquer coisa é: sofrimento pode até ser a realidade do mundo, mas eu não quero ser a minha própria algoz. Acredite, o mundo já me torra o útero por um milhão de coisas...

A Fútil disse...

Custei a me aceitar desde o primeiro dia na escolinha! Eu não gostava de ser negra; com a realidade dos anos penso: "gracias God"! Tenho pavor das rugas!!!

Anônimo disse...

O Alessandro tocou num ponto q sempre critico, pq negras não podem alisar os cabelos, afinar o nariz, se brancos fazem isso diariamente?
Lembro de como a Negra Li foi massacrada por ter operado o nariz. Q babaquice e patrulha ridicula, ela sempre foi bonita e convenhamos, depois de arrumar o nariz ficou LINDA!
Assim como centenas de brancas q já mexeram no nariz e ficaram melhores.
Mesma coisa com cabelos afro. Ai q lindo cabelo afro e blablabla, mas vai lá ter cabelo afro e saber o trampo q é deixar ele bacana!
Pq eu q tenho os cabelos ondulados posso fazer uma progressiva pra deixar eles sempre em ordem, pq é BEEMM mais prático no dia a dia e mulheres negras não podem ter a mesma praticidade????

Fernanda

Helaine disse...

Forçado.

lea disse...

criança e assim mesmo, pureza total, nao tem preconceito nenhum com nada, bjs

Anônimo disse...

apenas uma menina fazendo birra...mais nada

Anônimo disse...

apenas uma menina fazendo birra...mais nada

Mara Karina S disse...

Aff... o contrário seria triste. Sabe porque? Porque não seria algo tão puro, mas o resultado de uma cultura da beleza branca muito comum no nosso Brasil.

Ser mulher negra não é fácil... qndo não se é muito forte, é massacrante, a mídia, a sociedade te diminui, despreza sua beleza natural. Essa é a diferença!

Postar um comentário

Apimente bem gostoso com o seu comentário, gostando ou não do que foi publicado, mas tente ao menos ser coerente e educado na opinião dada, visse? Eu não sou obrigado a escutar desaforos no meu espaço e te devolvo o baile com gosto de gás! rsrsrsrsrs