RSSTwitter

sexta-feira, 2 de agosto de 2013


Tapioca com ricota, pode? Pode sim!!!!

Uma das tristezas de quem começa uma dieta é saber que aquele crocante e quentinho pão francês com manteiga terá que ser limado de vez do café-da-manhã, né verdade? Já que é de praxe do brasileiro sempre se jogar nele na primeira refeição do dia.

Fuêda é que as opções de substituição do pão não são lá muito atrativas, vamos combinar! Juro que tentei gostar dos pães específicos para dieta: centeio, 7 ou 12 grãos, iogurte, linhaça, aveia... mas todos eles me pareceram totalmente sem sabor. E o resultado é que acabavam todos estragando, porque eu inventava de comprar e comia, no máximo, umas 4 fatias.

Por conta dessa experiência tratei de procurar alimentos menos calóricos, porém que fossem saborosos ao paladar. Tentei comer inhame e batata doce, mas os gases gritaram por demais, por favor! Daí me joguei só nas frutas com cereais sem açúcar. Só que com o tempo deu, né? Enjoei! Daí que, passando em frente a uma banca de jornais, vi a chamada na capa de uma revista, dessas sobre dietas, falando que tapioca estava sendo a nova coqueluche pra quem queria emagrecer!!!!!! Claro que tratei de catar o assunto rapidinho, né? Já que amooooooooooooooooooooooooooo tapioca! E, sabendo que a mesma era indicada para dietas, pois não contém glutén, é pouco calórica, podendo ser consumida diariamente, bastava agora me adentrar no assunto de como fazê-las com recheios sem gordices, pois as que costumava comer eram todas trabalhadas na obesidade do coco, queijo coalho e manteiga de garrafa. Ou então com doce de leite, Romeu & Julieta, etc. E, assim sendo, só se eu estivesse querendo fazer o projeto Fique lindo and Dona Redonda!

Foto: Alessandro Araújo ( O bonitinho das tapiocas )



Mas bem, fui tentando fazê-las de todas as formas saudáveis possíveis, sabendo que a massa dela funciona como um pão e tal, só que nem sempre a coisa resultava lá muito boa, tá? Tipo, já coloquei até patê de atum e achei péssimo!!!!!!!!!!! Já com frango desfiado e coalho light fica tudo, mona! Pode fazer de olhos fechados, visse?

Decidi experimentar, ontem, com ricota. Tipo de queijo que já devo ter falado por aqui que não gosto! Por motivos de... não ter gosto de b... nenhuma! Porém como é saudável, resolvi passar no supermercado mais próximo e trazer para tentar fazer uma misturinha que resultasse em algo gostoso. Lembrava do comentário de uma de nossas leitoras, não lembro se aqui ou na fanpage, dizendo que amassava com o garfo a ricota com azeite e orégano para jogar em cima da salada. Com isso na cabeça, inventei de fazer o mesmo, mas acrescentando umas gotinhas do suco de limão (tempero tudo com ele, pois é ótimo para quem tá de regime e faz super bem ao estômago), uma pitadinha de sal (bem pouco, quase nada) e pronto, joguei essa mistura dentro da tapioca e ficou mara mara mara maravilha ê, meu amor!!!!!!! Simplesmente delicious and half, pode acreditar!

OBS.: Para quem deseja uma opção doce, recomendo que façam uma geleia com ameixas secas e adoçante culinário, levando ao fogo em uma panela até ficar em consistência de calda, deixar esfriar um pouco e depois é só usar como recheio da tapioca.

25 comentários:

valeria bruno disse...

Eu amo tapioca, com frango desfiado e pasta de queijo cottage...delícia!!!

Kwell disse...

Sou fissuradaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!
Adoro. Receita super anotada!!
Alê sempre arrasa!
Bjs Alê!!

Anônimo disse...

que ótimo,vou apostar.

Agora, Ale, o problema do glutem só existe para quem tem a doença celíaca. Quem não tem, pode consumir essa proteína sem medo, pois não é ela que engorda e sim os carboidratos contidos nos alimentos onde ela está presente.

O glutem virou um vilão sem ter cometido nenhum crime!

Então, vamosnos informar direitinho sobre a ciência por trás da alimentação, para que não sejamos mais uma fonte de informação errada.

Assim como a lactose, o glutem entrou pra lista negra dos nutricionistas e da industria diet/light, pois os alimentos sem esse açúcar e essa proteína são muito mais caros que os que os contém, sendo que eles só causam problema aos que são sensíveis a eles.

bjs

Paula disse...

Adoro tapioca tb!! A minha preferida é com queijo coalho e chocolate derretido.. Humm.. Só num é muito light.. kkkkk. De qualquer forma a tapioca não é tão light não, viu, Alê? A vantagem mesmo é porque não tem glúten

Alessandro disse...

Paula, qualquer comida comida exageradamente, em grandes porções, são engordativas, né? Até mesmo as diets e lights da vida. Mas uma porção de 50 gramas da massa de tem 68 calorias. Então, por isso ela é aconselhada nas dietas pelos nutricionistas. :)

Alessandro disse...

Kweel, beijos, minha linda!!

Alessandro disse...

Anônimo, mas pelo que li sobre o glúten, a tal da doença celíaca pode ficar escondida por anos, né? Então, pelo sim pelo não, melhor ficar longe! rsrsrsrsrs

Valeria disse...

Massa demais! Aqui em Vitória tem a Raiz Brasil, tapiocaria top que serve uma tapioca deliciosa de Ricota + peito de peru + espinafre!

lea disse...

afff ja amo tapioca ne,,agora sim me jogo com td,,rsss vou copiar a receitinha ta? bjs

Alessandro disse...

lea, copia sim e fala se gostou! beijosssssssssssss

Alessandro disse...

Valeria, já vou tentar fazer essa com sua dica! rsrsrsrs

Vanderleav disse...

Ale a tapioca como faz precisa colocar água ou faz sequinha como é comprada?

Alessandro disse...

Vanderleav, a massa não precisa colocar água não! Você peneira a massa e coloca para assar em uma frigideira antiaderente, sem precisar colocar nada, só a massa mesmo. antes de colocar para assar você espalha por toda a frigideira para ficar como se fosse uma panqueca, não muito grassa. assa em fogo baixo e por pouco tempo. e fique alisando com a colher para não ficar com rachaduras. daí já tá pronta pra colocar o recheio. :)

Nelma disse...

Mais uma ideia brilhante do bonitinho da tapioca!(esse cabra é bom!)

Vanderleav disse...

Obrigada!

Chocolícia Brown disse...

aprecio com Leite Moça(merchan gratuito)

Veronica Pelinca disse...

Tô achando esses posts uma delícia, visse??? beijocas

Alessandro disse...

Veronica Pelinca A.K.A. Verinha, que bom que tu tá gostando, amore! Beijosssssssssssssssss mil!

Anônimo disse...

acho melhor vc tentar não abordar assuntos técnicos e/ou científicos em seu blog.

toda vez que alguém lhe corrige e lhe mostra argumentos, vc retruca com uma resposta sem nenhum fundamento.

preguiça de gente que prefere se manter na ignorância.

Alessandro disse...

já eu tenho preguiça de quem não goza...

Anônimo disse...

Estou viciada em tapioca. Todos os dias, faço uma receitinha diferente!!!com creme de ricota light,ricota fresca ralada+banana (com canela e polvilhada com açucar organico, feita no microondas). Pronto!uma cartola deliciosa e leve.Outra opção seria, com a mesma base(uma camada fina de creme de ricota light+ricota fresca ralada)e frango desfiado. Outra é em forma de pizza(ricota ralada+tomate(um pouco de molho de tomate)+alface e orégano). E tem mais uma novidade!!!Para acrescentar um pouco de fibra nessa alimentação, podemos misturar à massa, um pouco de sementes como:chia,gergelim torrado, linhaça,etc...é tudo de bom. Consegui tirar de vez o pão do meu cardápio.É simplesmente, maravilhooooooso!!!

Anônimo disse...

acabei de fazer uma tapioca de creme de ricota com espinafre picadinho e tomate picadinho sem semente, OREGANO E CHEIRO VERDE PRA TEMPERAR.... GENTEMMM FICOU DIVINAAAA !!!!!!! vale a pena experimentar ... fica a dica !

Marcos Sapucaia disse...

Posso temperar a ricota conforme vc ensinou e guardar na geladeira ou o ideial é temperar somente o que vai usar?

Alessandro Araújo disse...

Marcos Sapucaia você pode fazer e guardar em um pote plástico na geladeira sim e utilizar quando quiser. Tem outro post falando sobre ricota aqui: http://www.pimentanoteuerefresco.com.br/2014/08/ricota-picante.html

Railyne Balbino disse...

Nessa mesma receita, fica muito bom acrescentar um pouco de pimenta do reino e tomates. Uma outra opção é substituir o orégano por manjericão fresco, aí meus queridos, fica dos DEUSES!!!!!

Postar um comentário

Apimente bem gostoso com o seu comentário, gostando ou não do que foi publicado, mas tente ao menos ser coerente e educado na opinião dada, visse? Eu não sou obrigado a escutar desaforos no meu espaço e te devolvo o baile com gosto de gás! rsrsrsrsrs

As melhores peças com os menores preços para você.
Caso não esteja visualizando as imagens,acesse aqui
 
 
Duloren
Lançamentos Sutiãs Calcinhas Modeladores Diva Plus Size OQNV
Frete Grátis
Meu guia de lingeries
Chat Online
Central de Atendimento:
Para realizar qualquer troca de produtos, seja por causa do modelo, tamanho ou cor, não há custo adicional para a 1ª troca e a Duloren oferece um prazo de 30 dias após o recebimento do produto. Caso a nova peça seja de uma referência diferente da peça devolvida, será gerado um crédito no valor do produto a ser trocado para a realização de uma nova compra. Para saber mais, acesse Política de Troca ou Devolução.
Custo e Prazo de Entrega:
O frete é grátis para qualquer lugar do Brasil em compras acima de R$ 120,00.
Depois que o pagamento estiver confirmado, o envio do(s) produto(s) ocorrerá o quanto antes, mas o prazo depende de sua localidade. Para saber mais, acesse Entrega e Frete.
Formas de Pagamento:
As compras podem ser feitas em até 5 vezes sem juros em todos os cartões, com parcela mínima de R$ 30,00.
Trabalhamos também com outras formas de pagamento, como débito, boleto bancário e PayPal.

Sobre a Duloren:

A Duloren, líder de mercado em moda íntima no Brasil, fundada há 53 anos, tem um forte e consistente DNA que está baseado na produção de tecidos altamente tecnológicos com desenhos, rendas e elásticos exclusivos, acrescentado à tinturaria própria e à fabricação dos seus insumos. Para atender as mais diversificadas solicitações do mercado consumidor, a Duloren produz e comercializa hoje as marcas Duloren e Femmina.

Com capital 100%% nacional, produz cerca de 1,2 milhão de peças por mês. A Duloren orgulha-se de ser inovadora e estar na vanguarda da estratégia de mercado. Através de avançados planos de marketing, a empresa é reconhecida como pioneira da moda íntima, lançando coleções simultaneamente

Atenção:
Preços e condições válidas para a loja online da Duloren. As condições podem se alterar após o envio dessa mensagem.
Confira todas as informações sobre produto, preço, tamanho e cor antes de concluir a compra.
Caso haja diferença nos preços entre este e-mail e a loja online da Duloren, a condição válida e praticada será a da loja online. Os descontos são válidos durante o período de divulgação e dependem da disponibilidade de estoque.