RSSTwitter

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014


Jean Wyllys sobre críticas ao BBB

 Bem, eu sou um dos detratores do reality show Big Brother Brasil. Tanto que opto por me afastar das redes sociais na hora que o programa começa por não aguentar o povo só discutindo sobre o tal programa. Mas isso acontece também com novelas, futebol ou qualquer outra coisa que eu não goste de assistir.

Mas, confesso, que paguei o maior pau para o texto que Jean Wyllys, deputado e ex-bbb, publicou em seu perfil no Facebook acerca das críticas ao programa, pois só li verdades. 

Foto: Divulgação



Basta que se iniciem as chamadas do BBB para que o Facebook seja invadido por postagens criticando/atacando o programa, anunciando que não se assistirá ao reality show e/ou ameaçando de exclusão os "amigos" que venham a comentá-lo... Nada mais contraditório! Essas pessoas passam o ano inteiro expondo suas entranhas no Facebook (da foto no espelho da academia às férias em família, passando pelo prato que comem todo dia e seus conflitos pessoais); dando detalhes minuto a minuto de suas ações e se envolvendo em bate-bocas com os "amigos" virtuais pelos motivos mais banais, mas, quando chega janeiro, arvoram-se a detonar o BBB pelo "excesso de intimidade que aquelas pessoas expõem". 

Ora, excesso de intimidade exposta acontece mesmo é no Facebook, meus caros! O Facebook é que é o verdadeiro Big Brother no sentido pensado por Orwell em "1984": confissão/exposição da intimidade mais úmida para fins de controle social! E não adianta essas pessoas virem com o "argumento" de que "aqueles participantes são estúpidos e não pensam", porque o Facebook está cheio de estupidez e ausência de pensamento. 

Não adianta "argumentarem" que "aquelas pessoas não lêem um livro nem têm repertório cultural" porque, no Facebook, o assunto que predomina é mesmo o conteúdo da tevê aberta (incluindo os campeonatos de futebol, essa coisa tão edificante!); e quem se ocupa de ficar no Facebook 24 horas não tem tempo de ler livro nem ir ao teatro (se vai, esquece-se de comentar com o mesmo empenho com que fala de si mesmo). 

Então, pessoas em questão, parem para pensar só um pouquinho: é contraditório para não dizer hipócrita essa patrulha contra o BBB! Quem não curte não comenta e ponto (e respeita quem curte, afinal, BBB é tão entretenimento quanto série americana e campeonato de futebol)! Quando se anuncia muito o desprezo por algo, na verdade, o suposto desprezo mascara o valor que se dá esse algo! 

É preciso se questionar se o ódio ao BBB não esconde, na verdade, uma inveja das pessoas que tiveram a coragem de se lançar numa experiência que dramatiza a exposição da intimidade diária do Facebook. Fica a dica! Eu leio muito (livros); frequento teatro, cinema e show regularmente; sou parlamentar federal; vou a exposições de artes plásticas; dou aulas e palestras; sou noveleiro confesso; gosto de reality show e não encho o saco de ninguém com patrulhas inúteis e hipócritas! É possível ser muitos e gostar de muitas coisas! (Jean Wyllys)

23 comentários:

Anônimo disse...

Até que enfim ele abriu a boca pra falar alguma coisa que preste! Concordo plenamente, com tudo que ele expôs nesse texto.

Ulisses disse...

Aiiiii Alessandrooo, como faço pra copiar esse texto? Helpa eu hahahaha

Anônimo disse...

Tudo que vem do Jean williys nem leio. Tenho facebook, nao publico minhas entranhas lá. E ODEIO big brother. E dai? Nao pode? Abaixo a ditadura de opinião!

Alessandro disse...

Ulisses, clica lá em cima no texto a palavra "perfil", que vai te direcionar para a página de Jean

Audri Aline disse...

Concordo plenamente. É puro recalque de quem não tem coragem de se expor.

Ulisses disse...

valeeeu

Anônimo disse...

Jean Wyllys foi uma das melhores coisas que saíram desse programa. Extremamente inteligente, bom político (principalmente ao defender os direitos dos LGBT), apresenta bons argumentos para apresentar suas idéias, enfim, Jean está de parabéns

Nívea Cruz disse...

Não assisto e nem nuca assisti ao BBB,mas conheço pessoas inteligentíssimas e cultas que amam o programa,então esse negócio de dizer que só assiste BBB quem não tem o que fazer,que não é inteligente ou desocupado é pura bobagem.Cada um se diverte com aquilo que lhe convém.

Anônimo disse...

Ai esse cara é um babaca! Foi um dos imbecis q participaram desse programa de quinta, então óbvio q não meteria o pau. Graças ao programa ele hj é político.

Anônimo disse...

Falou, falou e não disse nada de novo nem de revelador. Comparar bbb com seriados é DEMAIS da conta! Seriados são estrelados por pessoas que estudaram e se prepararam para aquilo e para compor um personagem de uma história bem construída. Nem preciso falar do que sejam os BBBs. Faça me o favor!

Anônimo disse...

Claro que o cara não ia detonar o programa que o projetou! Concordo com as mensagens acima: não exponho minha vida no Facebook, e detesto este programa de quinta categoria, que nunca assisti!
O BLOG TÁ QUERENDO JUSTIFICAR OS ÚLTIMOS POSTS QUE FALARAM NO BBB!

Anônimo disse...

Concordo com o texto. E também sou do tipo que quando algo não me interessa sequer me dou ao trabalho de comentar, por isso causa estranheza alguém afirma que nunca assistiu ao BBB, hellooo, passou uma temporada em Marte? Porque até pra criticar algo é necessário que se tenha conhecimento do teor.
De qualquer maneira acho um absurdo o valor pago a quem vence. Isso realmente é irritante, porque eles (os participantes) não tem nada a oferecer, não agregam valores, são pessoas que ficam ociosas dentro de uma casa fazendo futricas noite e dia. É isso.

PS - pro "anônimo" que disse "abaixo a ditadura de opinião" fique calmo, OPINIÃO É QUE NEM KOO TODO MUNDO TEM, E CADA UM DÁ SE QUISER.

Anônimo disse...

O BBB foi bem interessante nas primeiras edições, as pessoas eram menos artificiais, a maioria buscava o prêmio, tinha menos manipulação. Muito tempo q deixou de ser algo bacana, virou uma espécie de celeiro para subcelebridades do ano, cheio de manipulações. Nesse quesito A Fazenda é muito mais interessante, pelo menos tu assiste sabendo q ali já são subcelebridades mesmo

Anônimo disse...

O Jean tem razão em parte. Ele usou o programa para se expor e virar político, conseguiu o que queria, vai falar mal? Por outro lado, todo mundo, quando vai comentar BBB, começa dizendo, não assisto, odeio, mas tenho uma opinião. Eu assumo assistia até o bbb da Grazi e gostava muito, e dei muita risada com as primeiras casas dos artistas. Há alguns anos, o programa está muito ruim, de fato, e merece as críticas que recebe.

Anônimo disse...

Éeee, ele tem um pouco de razão...fato!

Anônimo disse...


Falou tudo, o mais engraçado são as pessoas que se doem e comentam sua indignação não gosta não assisti, afinal está cheio de BBB no facebook tudo é valido para aparecer...

Anônimo disse...

Defende porque esteve lá e conquistou a notoriedade através do programa, caso contrário seria mais um no time "Odeio BBB" . Gosto dele, mas isso é falsa moral.

Anônimo disse...

Novidade seria ele ir contra o sistema manipulador. Fala e defende do que lhe é conveniente...

Marcia disse...

Concordo total, entretenimento é entretenimento, bom ou ruim, tem quem assista e isso já o torna legítimo, mas não dá pra negar que os diretores do programa desrespeitam na cara de pau os telespectadores! Falo das manipulações no jogo. Isso sim é digno de desprezo.

Anônimo disse...

Abaixo a nova ditadura vigente no BBBrasil! Nao assisto, nunca assisti e nao tenho vontade alguma de assistir ! E nao, nao moro em Marte. Tenho dois filhos p criar, trabalho e aprendi desde pequena a gostar de cinema e de livros! Nao sou metida a besta por isso! É MINHA Opcao! Sou E T por isso? Eu estou errada e nao um bando de gente à toa confinada numa casa e as pessoas que os assistem? ! É crime? Me denunciem no Ministério Publico!!!!affffff !!! ahhhh e Jean Willis nao me representa! Não mesmo! Ter participado do programa nao o qualifica para cargo eletivo.

Anônimo disse...

Abaixo a nova ditadura vigente no BBBrasil! Nao assisto, nunca assisti e nao tenho vontade alguma de assistir ! E nao, nao moro em Marte. Tenho dois filhos p criar, trabalho e aprendi desde pequena a gostar de cinema e de livros! Nao sou metida a besta por isso! É MINHA Opcao! Sou E T por isso? Eu estou errada e nao um bando de gente à toa confinada numa casa e as pessoas que os assistem? ! É crime? Me denunciem no Ministério Publico!!!!affffff !!! ahhhh e Jean Willis nao me representa! Não mesmo! Ter participado do programa nao o qualifica para cargo eletivo.

0 Observador disse...

Não gosto do BBB e nem tenho Face! Quando vi na novela que tem teste do bikini(que Tatá V. não se expôs por que não é obrigada) achei esquisito! Parece test do sofá e quem tem o corpo feio get out! Dá a impressão que só entra quem transar com o Boninho! Eu, hein?!

Anônimo disse...

Só pelo fato de ele ter participado desse programa já mostra que é um idiota. Me poupem.

Postar um comentário

Apimente bem gostoso com o seu comentário, gostando ou não do que foi publicado, mas tente ao menos ser coerente e educado na opinião dada, visse? Eu não sou obrigado a escutar desaforos no meu espaço e te devolvo o baile com gosto de gás! rsrsrsrsrs

toptherm
Top Therm
Top Therm
Top Therm
Top Therm