RSSTwitter

terça-feira, 1 de abril de 2014


De volta aos exercícios

Chegando perto das festas de final do ano a gente sempre acaba dando aquela parada “basiquete” no projeto 'fique lindo and magro' pra se aproveitar das gordices do período. Mas o babado é que logo que passa essa data nos lembramos que o carnaval tá bem pertinho e se desespera a correr, literalmente, atrás daquele corpo “globeleza” para as folias de Momo. Estou mentindo? Claro que não, meu bem! Até porque o grande número de pessoas que frequentam academias, ciclovias e pistas de cooper nesse período é imensa, com todos querendo perder os quilos ganhos na velocidade do The Flash!



Mas e agora que o carnaval passou, vai fazer o que, sua linda? Esqueceu que ano que vem tem folia novamente? Então, porque não seguir no projeto de saúde e permanecer com o corpitcho super em dia ao invés de ficar naquele eterno efeito safona? Para isso você vai ter que ter disposição e, of course, um bom pisante para aguentar a jornada. Pois tá pensando que qualquer calçado vale para praticar esportes é? Pois saiba que não! Apesar de já ter visto coisas absurdas nesse sentido. Tipo, gente fazendo aula de power jump calçando sapatilhas estilo Crocs. Ou gente na academia com tênis All Star e, absurdo dos absurdos, até mesmo já vi pessoas correndo no calçadão e parques estando descalças ou com rasteiras estilo Havaianas!!!!



O que acho um abuso é que muitas pessoas pagam um preço alto por um par de salto alto, mas se recusam ao fazer o mesmo com um bom par de tênis! Sabendo que esse erá um item mais que necessário à saúde de seus pés quando na prática de exercícios, fazendo com que a mesma se torne satisfatória e não aconteça nenhuma espécie de acidente com os mesmos, né não? Portanto, nada de fazer a Cinderela e achar que pode correr de scarpins de vidro, visse? O que é preciso mesmo é optar por tênis de qualidade, lembrando que eles estarão em constante movimento e sofrendo impacto, e para você não sofrer com isso, vai ter que desembolsar uma graninha por algo melhor.



Meu último par de tênis eu comprei fora (o que estou usando na foto abaixo), aproveitando o ensejo da viagem de um amigo para NY, ano passado, e comprar mais barato, que não sou obrigado! Mas, geralmente, opto por adquiri-los através de lojas virtuais, pois acho mais em conta do que comprar em lojas físicas da minha cidade. Fora que ainda temos a opção de dividir em várias parcelas, frete grátis e receber, lindamente, no conforto do lar. Então, sempre dou uma olhada nas vitrines de calçados, olhando o que mais me interessa, e corro para procurá-los nos sites. 
 


 

Tipos de Tênis

Tênis de corrida: devem ter bom sistema de ventilação e ser leves, para que a atividade fique melhor e mais ágil. Também são importantes os armotecedores dianteiros, para absorver o impacto das pernas, pés e joelhos. A ventilação é importante para que o pé não acumule muita umidade.

Tênis para academia: devem proporcionar o conforto. Vale lembrar que na malhação, o impacto do corpo também é grande, por isso, dependendo da atividade que for fazer, os amortecedores dianteiros são importantes.

Diferente dos tênis de corrida, os calçados para academia devem priorizar a estabilidade, para atividades de longa duração em uma mesma posição e devem ter palmilhas confortáveis. 

Lembrando que  é importante conhecer o tipo de pisada (neutra, supinada ou pronada) para comprar os tênis apropriados. Muitas lojas já fazem esse teste.

E agora vamos deixar a preguiça de lado e começar a nos exercitar ontem? Porque não tem essa de segunda-feira ser um dia chato e você preferir não iniciar projeto nenhum nele, adiando sempre para um outro dia o que já vem precisando faz é tempo! Se liga que o momento é hoje e a hora é já, Pimentinha!!!!

Fotos: Divulgação e Arquivo Pessoal



Um site que tenho usado quase sempre nas minhas compras virtuais de acessórios esportivos, e outros tipos também, é o Cupons Mágicos, já que nele encontro vários cupons de desconto para poder usar, que é o que a gente mais gosta na vida e precisa, né verdade? Inclusive, consigo economizar até 10% na compra de um par de tênis novo na minha loja preferida no assunto: a Netshoes, que sempre me entrega o pedido com, no máximo, uns 5 dias de espera. Além daquelas vantagens que já falei antes: parcelamento, frete livre, etc.

11 comentários:

Rosana disse...

Concordo completamente com a questão do investimento num tênis bacana, porém ando sem muita noção do tênis ideal para academia, sei que tem diferença entre o tênis de corrida e o para malhar, alguém tem dicas a este respeito,

Anônimo disse...

Tenis all star na academia não tem nada de errado.
Existem diversos estudos mostrando que tenis com amortecimento aumenta o risco de lesões. O melhor mesmo é correr descalço ou com aqueles sapatos horriveis que parece um pé de sapo http://1.bp.blogspot.com/-MueY6H1aPZ8/TY96hn_B_tI/AAAAAAAAAEI/cPZ0MinLQMY/s1600/DSC03109.JPG

Alessandro disse...

Rosana, dei um UP no texto respondendo suas questões

Alessandro disse...

Anônimo, e o impacto causado, como fica?

Anônimo disse...

Só faltou vc falar que é importante conhecer o tipo de pisada (neutra, supinada ou pronada) para comprar os tênis apropriados. Muitas lojas fazem o teste.
Ana Lopes

Anônimo disse...

Poxa, um post de um tema tão bacana, mas tão sem informação, só pela publicidade parece.

Alessandro disse...

Ana Lopes,colocarei agora essa informação! Obrigado :)

Mari disse...

Eu corro há bastante tempo e sei da diferença que um bom tênis faz, principalmente no sistema de amortecimento. Mas hoje tem outras correntes que estudam e defendem que você não precisa disso, como os que correm descalços e a mais nova dos tênis minimalistas. Ainda não tive coragem de arriscar, até porque o terreno que se corre faz muita diferença - correr na grama causa muito menos impacto que no asfalto, que por sua vez causa menos impacto que na calçada - e eu corro em calçadas...

Anônimo disse...

Olá Alessandro, tem também um site muito bom que sempre uso para comprar tênis para corrida: procorrer.com.br/ geralmente tem modelos que não encontramos em lojas físicas, quem corre sabe que precisa de um tênis específico para isso, sabe seu tipo de pisada, etc, etc. Marcia

Anônimo disse...

Alguém falou aí de tênis minimalistas, mas eles só devem ser usados por corredores com experiência, pelo menos esta é a indicação e não se deve estar acima do peso, quanto ao impacto já que eles não tem aqueles amortecimentos dos tênis convencionais, como a frente do pé chega primeiro no solo, suaviza o impacto e o atrito com chão é assimilado pelo corpo, mais ou menos isso, é muito confortável, a sensação de estar correndo descalça. Marcia

Alessandro disse...

Marcia, vou dar uma olhada nesse site! Obrigado pela dica. Beijos

Postar um comentário

Apimente bem gostoso com o seu comentário, gostando ou não do que foi publicado, mas tente ao menos ser coerente e educado na opinião dada, visse? Eu não sou obrigado a escutar desaforos no meu espaço e te devolvo o baile com gosto de gás! rsrsrsrsrs