RSSTwitter

terça-feira, 30 de setembro de 2014


Melissa Gurgel é alvo de racismo por ser do Ceará

A nação brasileira tem uma gama imensa de sotaques, onde cada um deles tem suas particularidades encantadoras, mas não deixam de ser sotaques.

Então ainda não consigo assimilar porque tem uma "gente do sul e sudeste do país", que fala com sotaque carregado e arrastado como de qualquer outra parte do Brasil, embora tenham a tola ideia de que não, continuam perpetuando preconceito ridículo e infantil quando se trata do delicioso sotaque nordestino?

A última bosta proferida pelas bocas e dedos dessas pessoas pobres de espírito e de cultura, foi pra cima de Melissa Gurgel, a bela cearense que se consagrou como “a mulher mais bonita do Brasil”, no sábado passado, e foi metralhada por conta de seu sotaque e origem nordestina. Algo que mostra o quanto essa gente de merda ainda precisa evoluir! Já que teimam em agir como se fossem umas amebas irracionais! Aliás, acho até que no protozoário existe mais vida inteligente do que nesse povo...

Seria ótimo que esse povo que adora falar mal do nordeste e dos nordestinos, também esquecessem de nossas praias e carnaval na hora de traçar o roteiro de férias! Que esquecessem que a nossa região é a mais rica no quesito cultural! Afinal, grande parte dos artistas brasileiros que o mundo e o país prestigia, são de nordestinos, bando de hipócritas!






Fotos: Reprodução


“Sou totalmente livre de preconceitos e lamento muito que as pessoas se limitem a julgar os outros pelo que elas aparentam ser e pelas suas características culturais. O nosso país é tão desenvolvido e acolhedor que é desnecessário ainda acontecerem situações tão retrógradas como o que aconteceu comigo. Amo o meu Estado e tenho muito orgulho de ter nascido onde nasci. Me coloca à disposição de todos para que conheçam a Melissa por detrás do sotaque e da beleza. Todos os seres humanos deveriam ser acolhidos dessa forma, pela sua essência. E eu quero mostrar a minha", declarou Melissa Gurgel ao EGO
 

59 comentários:

Andressa disse...

Só eu senti um preconceito com "gente do sul do país".

Alessandro Araújo disse...

Por favor, não veja coisas onde não tem. O "gente do sul do país" a que estou me referindo tá bem claro no texto que é essa gente preconceituosa e não todas as pessoas do sul! Não faz a "uó", please!

Natália disse...

Concordo com cada palavra desse post! Não sei de onde esse povo do Sul, principalmente Sudeste, tirou que é melhor do que os outros. E não é somente com nordestinos, com negros também. Nós (sou carioca!) temos muito o que crescer culturalmente ainda.

Anônimo disse...

O brasileiro é preconceituoso, especialmente o pessoal do Sul!!! (sou do Sul e aqui só olham pro próprio rabo)

Madi Muller disse...

Sou "desse povo do sul" a que vcs se referem,mas as críticas partiram de vários estados, não só os do sul, e independente de onde venham, são críticas grosseiras,preconceituosas,e não se justificam pois gosto é gosto, se a moça foi eleita,é pq era a melhor,na opinião dos jurados.As pessoas podem até não concordar com essa escolha,mas precisam respeitar e aceitar:agora ela representa todos os estados brasileiros!

Anônimo disse...

para mim não ficou bem claro não... a expressão "gente do sul" generaliza demais, até por que isso não é coisa de gaúcho, e sim de retardado... independente de estado ou país.

Anônimo disse...

Concordo com a Madi e com o anônimo aí de cima. Sou de Santa Catarina e já fui xingada de "gaúcha idiota" quando estive visitando o MASP e uma louca achou que eu tinha furado a fila. Gente ignorante é que usa argumentos imbecis, independente do lugar em que nasceram.

Anônimo disse...

Gente sotaque é td de bom, é rico, é lindo, reflete a identidade de uma região. Gente preconceituosa, é gente mal educada e tem em td lugar. Seria interessante q os professores de lingua portuguesa passassem a abordar c mais frequencia esse tema, ja q mts pais n se preocupam c a educação de seus filhos e a delegam inteiramente a escola. Adoro meu pernambuquês e amo os sotaques de todo o meu Brasilzão !!!!!!!

Anônimo disse...

Alê, como diriam aqui em minha região (sou Goiana), já foi o boi 'cas' cordas! Vida inteligente/respeitosa é tão rara quanto grávidas virgens.
Beeeijos.
Lorena.

Anônimo disse...


O problema está na cabeça das pessoas que julgam e insultam aquilo que não lhe agradam. O preconceito está em tudo, não foi só aquela moça do grêmio que xingo o cara de macaco, vejo isto em vários lugares e pessoas. A maldade faz parte do ser humano tirar sarro mais com intenção de magoar e ofender, a internet está dando espaço para pessoas destilarem seu veneno sua maldade e inveja. Homossexuais, negros, pobres, nordestinos, gordo, feio, mulheres livres entre outros. São sinônimos de ofensas garantidas.

Bianca Ladyhawke disse...

Pow, Ale, também achei que falar que quem falou mal foi "do sul do país" é a mesma coisa que fizeram com essa guria! Nunca fui racista nem preconceituosa, pelo contrário, e a faculdade até me fez me apaixonar mais ainda por sotaques e regionalismos. Então nem vem dizer que a gente tá vendo cabelo em ovo porque o que tu escreveu soou preconceituoso sim, porque gente idiota tem em todo lugar, não só aqui pra baixo!

Anônimo disse...

O preconceito vem dos dois lados, gente do sul que no verão vai para o nordestente e depois fala mal do pessoal do nordeste e gente do nordeste que no inverno vem p sul e depois fala mal do pessoal do sul. Achei sim teu comentario preconceituoso/indignação, mas te entendo alessandro pq quando alguém fala mal do povo gaucho tb fico puta!! Mas chega de preconceito né, fazemos parte de um só país e outra se a menina é nordestina queriam que ela falasse como carioca, gaucha ou catarinense? Ai sim ia ser ridículo né. Ela é linda e mereceu ganhar.

Anônimo disse...

Ale, você foi infeliz em citar ''gente do sul do país''. Parece, que quando se trata de preconceito, o sul é sempre o alvo! Não são bem assim as coisas, não se pode generalizar algo de suma importância como essa! Sou do sul sim, mas amo o sotaque de outras regiões, assim como muita gente daqui! e isso só mostra o quão rico é o nosso país, nesse quesito. TODOS, devemos rever nossos conceitos sobre cada região. Se o nordeste considera o povo do sul assim, ta na hora, de conhecerem mais nossa região e a parte do povo que aqui habita e verem que é sempre uma pequena massa que sai falando o que não pode, assim como existe em todo o lugar, e vice-versa.

Anônimo disse...

É só mais uma forma do povo atacar... não muito diferente de xingamentos como gorda, puta, etc

Anônimo disse...

O sul nao eh so gaucho, esperteza!

Anônimo disse...

Tenho uma amiga gaúcha que diz que o pessoal de lá,de fato, não gosta de nordestino.Tira sarro mesmo!!!
Aqui em SP(lugar que eu amo!), nordestino é discriminado!Mas eu tb sofri quando fui pra Bahia e, inocentemente, disse que era de Brasília.Só ouvi piadinha e notei olhares estranhos...
Em Brasília tb há muita discriminação,sobra até para os simpaticos goianos!
Ah!Detalhe!Aqui em SP vivo escutando piadinha porque tb tenho sotaque 'estranho' e noto olhares meio tortos...nao tô nem aí...vivo feliz da vida!rs
Portanto,pra mim, brasileiro é preconceituoso pra c*&¨%$#@!E sem motivo, pois aqui nao há raça pura..é uma mistura muito louca!!
Essa moça ganhou porque tinha o melhor corpo!!!Treinou(e muito)pra isso!
A Miss SP que meio mundo falou bem,tinha bunda de gelatina(fiquei chocada qd vi) e pra concorrer a Miss Universo,sorry, o corpo tem que estar beirando a perfeição.Simples.
A Miss Ceará mereceu!
Bjs!!!!
Nin

Julia disse...

Te amo de paixao, Ale! Mas sinceramente nao caiu bem essa tua insinuação de que esse povo do sul é racista, e etc. Não vamos generalizar, por favor! Obrigada

Nanda Freitas disse...

E são de onde???????

Nanda Freitas disse...

Mais uma vez, o sensacionalismo se faz em torno de um problema criado pra ser o "bode expiatório", o abafador do problema principal! Preconceito que nós, NORDESTINOS, sofremos diariamente. As pessoas não se preocupam em resolver, evoluir, arranjar, se apegam a outros detalhes pra diminuir um protesto. Vcs são PATÉTICOS. Tiro pelo caso do Aranha, que uma torcida do SUL (daquele estado que se acha superior e já quis ser independente do Brasil),tudo era maior que o protesto! Sintam na pele, sintam o que é ser chamado de "Paraíba" ou não ver seu sotaque na TV! Sintam e comentem, hipócritas!!!

Anônimo disse...

É um sotaque extremamente irritante.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Oi Alê! espero que tu assuma a tua má colocação, ou ao menos aceite as críticas.. pois sempre que vejo alguém expondo uma opinião oposta a tua, vejo uma enorme dificuldade de tu aceitar, e muitas vezes chega a rebatê-las de forma agressiva. Também achei super preconceituoso, e mesmo que não tenha sido a intenção, foi.. e ofendeu muitos de nós gaúchos.

Anônimo disse...

Essa questão de sotaques, a meu ver, começou com o "padrão globo", onde todos os reporteres eram treinados para não apresentarem regionalismos e sotaques na sua fala. Nessa época o padrão global era a fala do carioca, sem o exagero do chiado que carregamos na fala.

Marianna disse...

Moro em Portugal e aqui as brasileiras costumam ser taxadas de putas, mas eu nunca sofri esse nem qualquer outro tipo de preconceito por parte dos portugueses, sofri sim com os brasileiros que ao notarem que sou nordestina começavam a tirar sarro e fazer piadinhas infames, sendo que aqui na Europa somos todos farinha do mesmo saco, não falamos o "português correto" como muitos lusitanos costumam proferir, por exemplo. Enfim, é triste mas é a realidade que eu e outros colegas nordestinos que aqui vivem já passaram dos seus próprios conterrâneos.

Marianna disse...

*tachadas!!!

JullyJane disse...

Recalque puro né ? Ela é linda e desculpem as feias que sempre tem que por defeito quando aparece alguém superior a elas e não tem como atingir o que a outra pessoa é , então é mais fácil " meter o pau"
Gente ridícula tenho nojo !!!

Andressa disse...

Alê, amo teus post e confesso que fiquei chateada com esse. Sou gaúcha, torci pra Melissa ganhar e amo o pessoal do nordeste.

Me pareceu muito preconceituoso da tua parte falar pessoas do "sul do Brasil", uma vez que soa só Rio Grande do Sul, não englobando São Paulo, Paraná, Minas, Mato Grosso...

Acredito que se tu tivesse dito pessoas ignorantes e preconceituosas de outras regiões do país, ia ficar bem melhor! ;)

Não fica brabo, apenas estou expressando o que eu sinto.

Acima de ser uma pessoa do sul, sou Brasileira com muito orgulho e, conhecedora de várias partes do mundo, posso dizer que não existe povo mais lindo e cultural que o nosso. Que, cada estado deste país maravilhoso tem sua particularidade e deve ser respeitado.

Um abração!

Andressa

Anônimo disse...

Concordo que o preconceito é um tremendo egoísmo injusto e uma visão enaltecida de si próprio perante às diferenças que já teria que ter sido extinto do nosso planeta, mas achei o post meio pesado. Os próprios gaúchos e gente do sul são vítimas de tal ato e portanto não deveriam ser julgados como únicos proferidores desse tipo de dissimulação.Quem aqui nunca ouviu a tal piada de gaúcho gay?! Ressaltando meu repúdio ao preconceito, seja ele qual for, relembro que nos Estados Unidos e até mesmo países da Europa, existe o costume de se referir como 'caipiras' as pessoas do interior ou de outras regiões do Estado. Não estou dizendo que sou a favor, apenas mostrando que esse tipo de conduta está presente em boa parte dos países de grande território e tornou-se praticamente um costume. Por isso acho que a maneira como se referiu foi pesada demais para alguns... Do resto, só tenho a concordar com a beleza da Miss!

Anônimo disse...

Nossa fiquei triste, achei teu comentario "sul do país" totalmente desnecessário. Sou brasileira do "sul do país" e me senti desrespeitada com a tua generalização.
Esperava que se comentário fosse mais inteligente, mas infelizmente soou mais racista que o pessoal que falou mal da miss, que por sinal é muito linda!
Triste propagar o racismo assim.
Mais amor no seu coração Ale!
Beijos

Anônimo disse...

Sou do sul e leio teu blog todos os dias. Fiquei ofendida... pq vc tb está sendo preconceituoso conosco.

Darlene disse...

Qualquer tipo de preconceito é falta de conhecimento, cultura, inteligência e empatia entre outras coisas. Vamos evoluir minha gente, é para isso que estamos nesse mundo. Se todos fossemos iguais imagine quão chato ia ser.

Anônimo disse...

Eu como mulher e negra no Brasil sei muito bem o que ela sentiu ao ser alvo desse preconceito ridículo e injustificável.
Depois dizem que o país é livre de preconceitos e que nós negros só queremos aparecer na mídia quando reclamamos.
Angelica Teixeira.

Anônimo disse...

Infelizmente o preconceito no nosso país nunca acabou, só ficou mais velado com o passar dos anos. Agora aparece bem descarado na internet onde tudo que antes não era dito, é escancarado, mas sempre "escondido" por detrás de um computador.
Mudando de assunto, achei a miss Amapá muito mais bonita que todas as finalistas.

Elaine Albino
mineira de "Belzonte"

Anônimo disse...

Em primeiro lugar tudo isso aconteceu porque a miss não foi unanimidade, isso no Brasil todo. Pra mim e todos que viram em casa ela não merecia ganhar. Daí vem esse bando de ignorantes acéfalos e começam esses xingamentos. Muitas dessas pessoas usam perfis falsos, são verdadeiros bandidos cibernéticos em todos os sentidos. Essas manifestações são tão ridículas que não vale a pena sair levantando bandeira contra gente do sul, ou do oeste, sei lá o que. Vou todo ano pro nordeste, estou tentando conhecer todas as capitais. Não me sinto bem quando tentam me ludibriar no comércio ou num restaurante quando percebem que sou de São Paulo. E aconteceu a mesma coisa lá no sul, fui bem tratada, mas senti um pequeno desprezo. A gente não deve generalizar, nunca.

Dê disse...

Achei que vc pegou pesado Alê, sei que chateia, mas vc ofender outras regiões acaba se igualando aos preconceituosos e isso não ajuda em nada. Um exemplo é esse anônimo de cima, vc não sabe de que região é, só percebemos que é uma pessoa sem um pingo de moral.
Então uma retratação cairia bem, pois todos nós somos passíveis de erro. Beijos

Anônimo disse...

Moro no Canadá e nunca sofri preconceito por ser brasileira. No entanto, os brasileiros que encontrei aqui tiravam muito sarro do meu sotaque nordestino. Notei que alguns brasileiros que vinham de SP ou MG se achavam melhores que todos. Triste isso.

Anônimo disse...

NANDA FREITAS: VAI ESTUDAR. O SUL NÃO É UM ESTADO, É UMA REGIÃO FORMADA POR TRÊS ESTADOS, E NÃO GENERALIZE, POIS VOCÊ NEM DEVE CONHECER TANTA GENTE ASSIM!

Anônimo disse...

O meu problema foi com o resultado, competir o Miss Universo com 1.68 é complicado, sem dúvida.

Anônimo disse...


ACHO QUE TODO MUNDO DEVERIA FAZER TERAPIA, QUALQUER COISA MAGOA, FICA OFENDIDO. O ALESSANDRO ESTA SENDO MASSACRADO PORQUE DEFENDEU SUA OPINIÃO PORÉM ACABOU FALANDO DEMAIS. MAIS AMOR, MENOS ÓDIO A VIDA SÓ É DIFÍCIL PRA QUEM VÊ AS COISAS SEMPRE PELO LADO NEGATIVO. MENOS PESSOAL.

Anônimo disse...

que ridículo isso!
Sou catarinense de sobrenome alemão, não sou assim! que absurdo

Elaine Chermont. disse...

Na hora que o kissuco ferve,aparecem as vítimas de "preconceito".....belo post Alê!

Anônimo disse...

Achei desnecessário esse gente do sul, porque preconceito existe em todas as regiões.E aqui no sul também temos praia belíssimas, e outros tantos encantos.

Anônimo disse...

Comentário infeliz, porque cometeu o mesmo erro de quem estava criticando. Preconceito linguístico não é exclusividade do sul, nem do nordeste, nem do norte, centro, etc, é generalizado e em certas ocasiões isso se revela perfeitamente. É feio, é tosco, é sem noção e ninguém tem o direito de ficar cutucando o 'zóio' do outro porque é assim ou é assado. Nesse momento revelou o preconceito contra a Gurgel, mas quando houve aquele acidente horroroso em Santa Maria só dava gente zoando a gauchada e fazendo piadinha de tudo quanto era aspecto cultural. Não sou gaúcha e não sou cearense, mas ninguém gosta de ser tachado de preconceituoso e muito menos fazer parte de generalizações.

Anônimo disse...

Existe gosto pessoal. Não acho que nordestino é pior do que ninguém. Pelo contrário, de forma geral, é a região mais bonita do país e as pessoas são extremamente receptivas e educadas. Mas nem por isso deixo de achar O SOTAQUE feio. Ué, não pode? Tem que gostar?

Se a miss fosse SP ou RJ, e alguém tivesse comentado que não gosta do sotaque, não tinha virado esse circo todo. Aí seria uma questão de gosto pessoal. Mas se é nordestino, é preconceito.

Exemplo:
Comentário PRECONCEITUOSO E ABSURDO: "Odeio esse nordestinos. São feios, burros, não deveriam existir!"

Comentário de cunho pessoal: "Não gosto do sotaque nordestino."

Só que hoje tudo fazem uma novela em cima. Quase todo mundo tá muito chato, isso sim.


E pra finalizar: Não se combate preconceito com preconceito. Não se combate violência com violência.

Alessandro Araújo disse...

Amores, entendo bem quem ficou chateado pela minha colocação, mas volto a falar que o que quis dizer foi que quis me direcionar a quem pratica o preconceito por conta do sotaque e não para todas as pessoas que moram na região sul e sudeste. Tenho um monte de amigos lindos daí, assim como milhares de leitores, que sei que não se importam com região de país a que pertencemos. Peço para que,mais uma vez, vocês entendam que estou falando da parcela preconceituosa que classifica as pessoas por sotaque ou região e não por todos, ok?

Alessandro Araújo disse...

Concordo que existe gosto pessoal. Tanto é que não achei o resultado justo e acho que a Miss São Paulo representaria melhor o país no Miss Universo. O que não consigo concordar é que existam pessoas que usem isso para minimizar os nordestinos! Isso me revolta! Assim como mostra alguns comentários aqui, que deletei, mostrando como o ser humano consegue ser nojento utilizando de desculpas para destilar ódio gratuito

Anônimo disse...

mesmo com essa explicação e a pequena mudança do texto, continua sendo grosseria!

Não vale a pena ofender quem não ofende!

Beijos meu querido!

Alessandro Araújo disse...

Assim como não vale a pena tapar os ouvidos e só escutar o que quer, não é? Beijos e vamos evoluir!

Marcia Baratto disse...

Sou paranaense, filha de um gaúcho com uma catarinense, que mora em São Paulo. Enfim, uma clássica 'filha do sul'.

E vou dizer que estou abismada com o fato de haver ressentidos com a expressão 'gente do sul'.

E desde quando ser morador do sul é identidade que dignifica alguém como superior a quem nasceu no norte?

Esses ataques são expressão de recalque, egoísmo e falta de empatia com o preconceito cotidiano infligido aos nordestinos.

Sou, por acaso, casada com um nordestino.Nunca, na minha vida, sofri qualquer preconceito, discriminação, ouvi piadinha por ser do sul e ter um sotaque 'caRegado' nos 'r's, já o meu marido...

Ser do sul é uma identidade que se constrói com base na inferioridade de 'ser do norte'.
E enquanto for essa merda toda, prefiro nunca me sentir incluída na expressão 'gente do sul', já que preconceito é algo que você tem, simplesmente por que nasceu e foi socializado para tal.
E faz parte de ser um ser humano descente reconhecer que se você nasce com privilégios, é de bom tom não deslegitimar quem não tem o mesmo tratamento que você.

Nanda Freitas disse...

QUERIDO Anônimo, conheço os 3 Estados e já morei em um eles, sei do que estou falando! Sofria preconceito TODOS OS DIAS, para de hipocrisia que a realidade é essa sim!!!!

Nanda Freitas disse...

Finalmente alguém sensato! Alguém que sabe na PRÁTICA, o que sofremos! Pergunta a um ator global quantas aulas de fono eles fazem pra perder o sotaque e aí vocês entenderão.

Anônimo disse...

Racismo é todo ano a Miss Brasil ter essa mesma cara, cor e tipo de cabelo. Olhem as ultimas misses...todas super parecidas, ou seja o concurso por si só não estimula a diversidade. Ter participantes diferentes tudo bem...mas no fim as vencedoras tem sempre o mesmo padrão.

Nanda Freitas disse...

E quando vcs generalizam chamando todo nordestino de Paraíba ou baiano, sente que os nordestinos estão sendo desrespeitados??

Anônimo disse...

Nanda Frreitas
E quando vocês generalizam chamando todo sulista de Gaúcho, sente que os sulistas estão sendo desrespeitados???
Afeeeeee

Anônimo disse...


Marcia Baratto, Finalmente um comentário sensato!!!

eu ainda fico abismada com gente que fala: eu tb sofro "preconceito" por ser branquela, ou sofro "preconceito" por ser muito magra, ou "preconceito" por ser do sul, ou ditadura gay!!

minha nossa!! nem dá pra acreditar! e as pessoas realmente se ofendem com isso dessa maneira!


ouvir piadinhas todo mundo vai ouvir na vida, ouvir ofensas, etc. e concordo acima qdo alguem disse que as pessoas PRECISAM fazer terapia. com isso nao estou ofendendo ninguém, até pq fazer terapia virou sinonimo de ofensa (falta de cultura absurda pensar assim), mas é uma necessidade, pq a dificuldade em lidar com frustrações, inerentes a qualquer ser humano, está gritante na sociedade, e precisamos aprender a lidar com isso, senão, surgem pérolas como essas... pessoas confundindo piadas, gosto pessoal de alguem que nao cocnorda com vc, até mesmo ofensas gratuitas, com discriminação.

nordestinos, negros, homossexuais, gordos e mulheres sofrem discriminação, diária, constante, e durante toda a história!!

por isso, palmas para Marcia, e vou repetir sua última colocação, que foi brilhante:

"E faz parte de ser um ser humano descente reconhecer que se você nasce com privilégios, é de bom tom não deslegitimar quem não tem o mesmo tratamento que você."

parem de mimimi, aprendam que existem coisas que vão mtooo além dos seus umbigos! piadinhas regionais... paulista, carioca, gaucho, mineiro, td mundo ouve, mas qualquer um sabe que existe muito preconceito no sul e sudeste sim! (eu vivo em sp e posso falar isso com propriedade). alguem aqui tá falando que sao todos? óbvio que nao!! nao vistam a carapuça!


Bjos
Dan

Anônimo disse...

Eu achei a miss escolhida baixinha,sim. Maaaas já teve uma Miss Universo mais baixa do que ela, se não estou enganada,uma americana de 1.66m.Então...
Achei o corpo dela incrível...pronto pro concurso!!!Ao contrário da Miss São Paulo, que tinha porte e altura de Miss, porém, o corpo não tava excelente.O bumbum dela tava meio mole...achei estranho!!!E pra ser miss, o corpo tem que ser belíssimo!!!
Lá no Miss Universo, nao vão falar sobre sotaque, se é 'errado' ser do Nordeste...brasileiro que é preconceituoso!!!
E outra:brasileira não vence esses concursos nunca.Lá rola uma politicagem danada...
Bjsss
Jane

Anônimo disse...

O povo do sul se fazendo de vitima.!! Deixem de dramavcs entenderam o qie o.Ale quis dizer
E todos sabem que a vrande maioria de criticas vem do sul e sudeste.!! Sou baiana e acho o sotaque cearence enjoado mesmo mas nem por isso ofendo ninguém. !!!

Anônimo disse...

A tal da Dan mais uma vez com claros problemas de interpretacao de texto

Anônimo disse...

Sou do Ceará, orgulho de nossas culturas e riquezas naturais!Orgulho de nossa gente guerreira!

Postar um comentário

Apimente bem gostoso com o seu comentário, gostando ou não do que foi publicado, mas tente ao menos ser coerente e educado na opinião dada, visse? Eu não sou obrigado a escutar desaforos no meu espaço e te devolvo o baile com gosto de gás! rsrsrsrsrs

toptherm
Top Therm
Top Therm
Top Therm
Top Therm