RSSTwitter

quarta-feira, 29 de abril de 2015


A merenda escolar ideal

A cadeia americana de restaurantes sweetgreen resolveu implantar um sistema que visa melhorar a alimentação das crianças nas escolas, mostrando o quanto a educação alimentar é importante para que as crianças, já que a enxurrada de “besteiras” que se come nessa fase faz com que as mesmas acabem tendo problemas como a obesidade e a campanha espera alertar os pais sobre os benefícios de se alimentar com “comida de verdade”. Os pratos ideias diferem de país para país, já que os hábitos alimentares mudam conforme a região, mas, nem por isso, deixam de ser saudáveis, aproveitando do que se pode tirar de melhor e colocando nas refeições os principais grupos alimentícios.

 Camarão salteado com arroz integral e legumes, gazpacho, pimentas frescas, pão e uma laranja

 Peixe com rúcula, massa com molho de tomate, salada caprese, baguete e uvas

 Purê de batatas com salsicha, sopa borscht, repolho e panqueca de sobremesa


 Carne, cenoura, feijão verde, queijo e frutas frescas.


 Iscas de frango frito, purê de batatas, ervilhas, salada de frutas e um cookie de chocolate.

 Sopa de peixe, tofu sobre o arroz com kimchi e legumes frescos.

 Sopa de ervilha, salada de beterraba, salada de cenoura, pão e pannakkau (espécie de panqueca doce) com morango e mirtilo.

Frango assado com orzo (arroz italiano), folhas de uva recheadas, tomate e salada de pepino, laranjas frescas e iogurte grego com sementes de romã.




Interessante, e bastante instrutivo, ver como deveriam ser essas refeições escolares em algumas regiões do planeta, sim? Uma pena que a realidade das escolas brasileiras, as públicas que conhecemos tão bem, estão bem longe de ter um prato para o aluno tão bem constituído assim:


Carne de porco com legumes mistos , feijão preto com arroz , salada, pão e bananas fritas.



Fotos: sweetgreen e reprodução 



8 comentários:

Anônimo disse...

Gente, até hoje lembro da merenda da minha escola, só não ganhava da comida da minha mãe de tão boa que era! E são as mesmas cozinheiras, que quase quinze anos depois, ainda estão lá enchendo a barriga dos alunos. Cousa boa.

Anônimo disse...

Meus amores,
já tive a oportunidade de entrar na cozinha de uma escola pública:as merendeiras fazem MILAGRE!!!!O governo só manda coisa enlatada e meio sem gosto!!!Tudo errado!!!Muito errado!!!
Acho que um verdadeiro planejamento nutricional não só seria incrível para as crianças,como também facilitaria a vida das merendeiras.

Anônimo disse...

Realidade bem diferente da nossa, sem contar a carga horária. Chega a ser covardia esperar um bom desempenho das nossas crianças, com essas parcas poções de alimento.
Será que algum dia haverá algum governo comprometido com a Educação?

Anônimo disse...

Estão reclamdo de Q? Tem muita criança Q não tem nem a merenda escolar que vcs estão dizendo q não vale nada.

Kelli disse...

De onde vem essa foto da ? Quem montou esse cardápio ? Onde eles colheram essas informações ? A realidade do nosso país é outra .... merendeiras que fazem milagres , crianças que as vezes só tem essa refeição e políticos ( vermes ) que roubam o $$$

Anônimo disse...

Pera lá, as merendas dos países estrangeiros que aparecerem aqui, "seriam" as ideais, sabemos que tb não é assim.Além disso, todo mundo deve ter visto o programa do Jamie Oliver sobre a merenda britânica, verdadeira porcaria e as crianças e os pais relutam em aceitar a merenda saudável. Quanto a nossa, lamentável, vergonhosa, dada a riqueza da nossa agricultura. Já na minha e´poca, há trinta anos atrás gente, era leite de soja e canjica, e só, bem aqui mesmo na capital de SP.

Anônimo disse...

Show de bola essas merendas, vontade de comer todas!Estudei em escola pública no ensino médio e a merenda era uma merd@!Horrível mesmo, uma pena porque essa é a realidade na maioria das vezes nas escolas.

Angelica disse...

Realidade?
Aqui no RJ as crianças na maioria das vezes ganham um iogurte (daqueles pequenos e baratos) ou um toddynho e um pacotinho de biscoito estilo club social (mais de alguma marca mais barata também) e o dinheiro da merenda só Deus sabe para onde vai.

Postar um comentário

Apimente bem gostoso com o seu comentário, gostando ou não do que foi publicado, mas tente ao menos ser coerente e educado na opinião dada, visse? Eu não sou obrigado a escutar desaforos no meu espaço e te devolvo o baile com gosto de gás! rsrsrsrsrs

toptherm
Top Therm
Top Therm
Top Therm
Top Therm