RSSTwitter

terça-feira, 19 de maio de 2015


Cópia com preço quase de original, vale?

No meu post abaixo, sobre os looks das famosas no Billboard Music Awards 2015, um(a) leitor(a) lançou uma dúvida sobre o macacão Balmain usado pela cantora Taylor Swift



Pois modelito parecido (idêntico) já tinha sido visto no corpitcho de celebridades brasileiras, como vocês podem ver nas diversas imagens abaixo, porém com o mesmo tendo autoria da brasileira Lu Monteiro. Daí veio a questão: quem copiou quem?





 



Pois bem, baixou o investigador do CSI em mim e fui catar datas, referências, etc., e vi que o desfile em que o macacão Balmain teve sua apresentação pública foi em setembro do ano passado, dentro da coleção primavera/verão 2015 da marca.





Já sobre o modelito Lu Monteiro a coisa foi um pouco mais difícil, já que o mesmo não apareceu nas notícias dos desfiles das coleções da marca e nem mesmo se encontra em seu site. Mas um post no Instagram da loja mostra que o macacão foi colocado como novidade em dezembro do ano passado.





Não acho de todo mal que uma marca nacional pegue referências das grifes de luxo gringa e refaça com um precinho mais camarada. Só que sabemos que aqui não é bem o caso, né? Pois os looks Lu Medeiros não possui, exatamente, a faixa de preço equivalente à uma cópia, chegando quase próximo do valor do seu original, além do fato de ser vendido como algo inédito. E ver que essa coisa "inspired" vem sendo cada vez mais uma constante em quem trabalha com moda no Brasil, dá uma certa tristeza, pois acaba desvalorizando o trabalho de quem é realmente criativo, apenas em prol de ter algo clonado do estrangeiro.

 

9 comentários: