RSSTwitter

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015


Receita de torta de espinafre da Lulu

"Olá Pimentinhas queridas, que saudades! Quando o Ale viu as fotos que postei no Facebook das minhas tortinhas de espinafre ele me pediu para mandar a receita para postar para vocês. E como eu morro de saudades de blogar, juntamos a fome com a vontade de comer (literalmente) e aqui estou eu, de volta, na condição de visitante :)

Primeiro esclareço que quando cozinho procuro usar ingredientes frescos e de qualidade. Portanto, manteiga é manteiga mesmo (margarina não entra em minha casa), procuro comprar legumes orgânicos (é mais caro, mas prefiro comer um alimento livre de agrotóxicos a pagar o preço da minha saúde. O barato nesse caso sai muito caro!), uso cogumelos frescos ao invés de conserva. Faz muita diferença no sabor! Ah, e não cozinho pensando se é "fitness" ou "light"... sim, eu não abro mão do glúten, nem da lactose, e muito menos da injustamente demonizada manteiga.

Então, vamos lá aprender a fazer essa delícia?




Massa - usei a receita da Rita Lobo de massa integral. conforme todas as etapas do preparo aqui: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=797



Ingredientes para o recheio:


- um molho de espinafre;

- uma bandejinha de cogumelos frescos (dessa vez fiz com Portobello, mas costumo variar);

- meia xícara de tomatinhos Sweet Grape;

- queijo de cabra;

- 1/4 de xícara de nozes picadas;

- uma cebola média;

- dois dentes de alho;

- azeite;

- manteiga;

- sal;

- pimenta do reino;

- noz moscada.





Preparo do recheio - parte 1:

Refogar a cebola picada no azeite, acrescentar o alho picado em pedacinhos, os tomates picados ao meio e as folhas do espinafre, picadas grosseiramente. Temperar com sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto. quando o espinafre murchar, acrescentar as nozes picadas. Reserve.




Preparo do recheio - parte 2:

Refogar os cogumelos picados na manteiga (uma colher de sopa já basta), temperar com sal e pimenta do reino. Reserve.




Preparo do recheio - parte 3:

Juntar o recheio 1 com o 2. Como o espinafre e o cogumelo soltam água, tem que tomar o cuidado de escorrer senão o recheio vai encharcar a massa.



Fotos: Luciana Teixeira


 
Recheio pronto é só montar e assar de acordo com a receita da massa que eu linkei acima. Depois que colocar o recheio, antes de tampar as tortinhas, acrescentar uns pedacinhos de queijo de cabra. Usei o Chabichou pq é o que tinha em casa, mas qualquer queijo de cabra fica bom.

Espero que vocês gostem! Bjs!"
 

2 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente sou suuuper ALÉRGICA a espinafre. Alguém aí tbm tem alergia a espinafre? Eu quase desmaio e tenho que tomar buscpan na veia de tanta dor no estômago. Nenhum médico sabe o por quê.

Leocádia Joana disse...

É isso aí, Lulu! Chega de contar calorias de tudo!!!

Postar um comentário

Apimente bem gostoso com o seu comentário, gostando ou não do que foi publicado, mas tente ao menos ser coerente e educado na opinião dada, visse? Eu não sou obrigado a escutar desaforos no meu espaço e te devolvo o baile com gosto de gás! rsrsrsrsrs